A Secretaria Municipal de Agricultura de Saudade do Iguaçu a Emater local, realizaram no dia 29 de maio reunião técnica na Comunidade de Linha Biguá.

 

Na reunião, o Secretário Municipal de Agricultura Eng. Agr. Miguel Ângelo Cambruzzi apresentou os trabalhos e programas que a secretaria desenvolve e o plano de trabalho para os próximos meses.

 

A grande novidade apresentada é o Programa “Mais Leite”. Neste, os profissionais do departamento fazem orientações técnicas na propriedade e acompanhamento em muitos fatores determinantes no sucesso da atividade, tais como: a produção de alimento para os animais, planejamento e gerenciamento da propriedade, fertilidade do solo, adubação e manejo de pastagens e culturas anuais, manejo dos animais, sanidade animal, acompanhamento reprodutivo, acasalamentos genéticos, nutrição animal, entre outros.

 

Para o desenvolvimento das atividades, estão a disposição, médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos da secretaria de agricultura, que orientam os produtores, com assistência técnica comprometida e continuada, objetivando aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida das famílias.

 

Entre os  temas em discussão  esta a aplicação de tecnologia e conhecimento juntamente com a racionalização dos custos e a melhoria da produtividade visando a sustentabilidade das propriedades rurais.

 

Para obter tal resultado o produtor tem seus deveres, que são, fazer anotações em planilhas de custos, receitas e dados zootécnicos, que servem de ferramentas  utilizadas em outras propriedades.

A Engenheira Agrônoma da Emater Rosane Dalpiva Bragatto realizou  na oportunidade a apresentaçãio de  Diagnóstico Rural Participativo,  para o desenvolvimento das ações do convenio com o MDA, à ser executado nos próximos 3,5 anos. 

 

Nesta parceria serão atendidos Agricultores  Familiares,  com assistência técnica,  buscando a sustentabilidade do sistema produtivo.

 

Na reunião os agricultores também tiveram oportunidade de verificar os resultados das propriedades de referência da parceria Gestão  de Propriedades, firmada em convênio  entre a  Administração  e o estado (EMATER).

 

A palestra foi proferida pelo Técnico em Agropecuária,  Ivan Lucas Formigheiri, profissional da Secretaria da Agricultura. O município de Saudade do Iguaçu é o pioneiro neste programa.

 

Estiveram presentes o Prefeito Municipal Mauro Cesar Cenci e o Vereador e colaborador da Secretaria de Agricultura Neidelar Vicente Bocalon.

Estão  programadas  mais três  reuniões em outras comunidades durante o mês de junho. A última delas ocorreu na comunidade de  Santa Rosa, no dia 18 de junho.