A Copel está aplicando 26 milhões e 800 mil reais na ampliação da oferta de energia e no aumento da confiabilidade do sistema elétrico de Chopinzinho e de mais quatro municípios vizinhos.

Previsto para ser concluído até agosto, o pacote de obras engloba a construção de uma subestação de grande porte, linha de transmissão com 45 quilômetros de extensão e novas redes alimentadoras urbanas e rurais que beneficiarão também os moradores de Coronel Vivida, São João, Saudade do Iguaçu e Sulina, na mesma região.

De acordo com o gerente do Departamento de Construções de Linhas e Subestações da Copel, Milton José Marcolan, a construção da nova subestação vai atender diretamente 17 mil domicílios, empresas e propriedades rurais.

Com mais de um terço do cronograma já executado, a construção da nova subestação recebe investimento de 12 milhões e 500 mil reais. O suprimento da subestação Chopinzinho será feito por uma linha de transmissão com 45 quilômetros de extensão, tendo como fonte a subestação Pato Branco.

 

A linha será sustentada por 112 torres metálicas e 22 superpostes, a um custo final de 12 milhões e 300 mil reais. A adaptação da subestação patobranquense recebeu 950 mil reais em investimentos da companhia. A Copel também destinou cerca de um milhão e cem mil reais para substituir parte da rede elétrica convencional por moderna tecnologia de cabos. O valor total a ser investido na nova obra, segundo a Copel, será de 26,8 milhões de reais.