O Núcleo de Repressão ao Tráfico Ilícito de Drogas de Pato Branco, da Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil (DENARC) apresenta o balanço das prisões e apreensões efetuadas em 2013, referentes à sua atuação, principalmente, no sudoeste paranaense.

Nesse ano o Núcleo de Pato Branco deteve 44 pessoas (entre prisões e apreensões de adolescentes) e retirou de circulação mais de 93 quilos de maconha, 18 quilo de crack, um quilo de cocaína, 100 comprimidos de ecstasy, 95 micropontos de LSD, três quilos de haxixe, 14.040 frascos de lança perfume, além de realizar a apreensão de 12 carros, três motocicletas e um ônibus que eram utilizados pelos traficantes para o transporte de drogas.

Também foram ministradas 10 palestras educativas pelos policiais que integram a DENARC, pois, paralelo à repressão ao tráfico de drogas é desenvolvido um trabalho de prevenção à entrada, principalmente, de crianças e adolescentes no mundo das drogas. Em 2013 esse trabalho atingiu mais de duas mil pessoas no sudoeste.

Leonardo Guimarães, delegado chefe da DENARC de Pato Branco, considera exitoso o trabalho realizado em 2013. O delegado destaca que nesse ano os policiais da DENARC realizaram a maior apreensão de lança perfumes já registrada no país, com 12.360 frascos apreendidos na fronteira com a Argentina. Outro trabalho importante foi o desmantelamento da maior quadrilha de Francisco Beltrão que distribuía drogas naquela cidade e em outras do sudoeste.

Esse resultado positivo, segundo Guimarães, é atribuído, em grande parte, à participação da comunidade do sudoeste, pois a maioria das investigações são iniciadas por informações repassadas aos policiais por pessoas da sociedade que estão engajadas em contribuir no combate ao tráfico de drogas. O delegado informa que o telefone da DENARC é (46) 3225-4495 e pede à população que, em 2014, continue auxiliando a polícia na luta contra o narcotráfico, assim como foi feito nesse ano.