A Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná – micro de Francisco Beltrão (ACAMSOP/13) apóia o projeto de implantação de uma unidade da EMBRAPA no sudoeste. Tanto é que a iniciativa já foi tema de encontro da entidade realizado em outubro passado. Agora um representante da diretoria da ACAMSOP, o vereador de Planalto Inácio José Werle, fez parte de uma comitiva que esteve em Brasília para buscar viabilizar a proposta junto ao governo federal.

Nesta semana o grupo de lideranças esteve reunido com membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para explanar sobre a reivindicação e apresentar a solicitação sudoestina. A intenção do grupo foi mostrar a importância que a unidade traria para a região.

O vereador Inácio José Werle, um dos articuladores deste projeto, destacou a importância desta unidade para a região. “A implantação da unidade da EMBRAPA na região traz um grande desenvolvimento, e vem ao encontro da nossa realidade regional, onde a principal renda dos municípios é a agricultura, especialmente a agricultura familiar”.

 

A audiência aconteceu na manhã de terça-feira 17, onde também estiveram presentes prefeitos e deputados da região, entre eles o Deputado Federal Assis do Couto, o qual articulou junto ao Ministério a reunião para a entrega do Projeto. Segundo Inácio este primeiro encontro já resultou em saldo positivo, onde foi liberado uma emenda de bancada no valor aproximado de R$ 26 milhões de reais, sendo o primeiro passo para que a tão sonhada unidade da EMBRAPA em nossa região se torne realidade.