O Mutirão da Cidadania 2013 realizado em Chopinzinho, neste sábado e domingo, registrou 22 mil e 78 atendimentos. Entre os serviços disponíveis estavam emissão de documentos, como Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho, orientações na área da saúde e oficinas profissionalizantes. O programa tem mais de 45 serviços.

Esta foi a 23ª edição do Mutirão da Cidadania, promovido pelo Governo do Estado, com parceiros, para oferecer em um mesmo local diversos serviços gratuitos para a população.

De acordo com o secretário de Relações com a Comunidade Ubirajara Schreiber, o Mutirão da Cidadania mostra a importância da união entre entidades para suprir carências da população.

Na abertura do mutirão, em Chopinzinho, foi entregue diplomação de 24 alunos do Curso de Inclusão Social da Pessoa Idosa. O projeto é desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Celepar, em conjunto com as Secretarias Estaduais para Assuntos Estratégicos e de Relações com a Comunidade; esta é mais uma iniciativa do governo do estado em benefício da população.

O prefeito municipal Leomar Bolzani, destacou que durante os dois dias do evento, 8.177 pessoas foram cadastradas para receber atendimento, o que segundo ele, superou a expectativa prevista inicialmente, onde estavam sendo esperadas cerca de 6 mil pessoas.

Segundo ele, entre sábado e domingo, foram realizadas 76 inscrições para casamentos, 176 segundas vias de certidões de nascimento, 426 CPFs, 580 carteiras de identidade, 59 carteiras de trabalho, totalizando 1.241 documentos emitidos durante os dois dias. Ainda segundo Bolzani, foram também prestados 1.701 exames e atendimentos na área de saúde, além de 1.300 crianças que participaram dos brinquedos instalados pelo SESI.

 

Ao final do Mutirão da Cidadania, Leomar destacou que apesar de o evento ser direcionado para 13 municípios da região, cerca de 90% do público atendido foi de Chopinzinho, o que demonstra o interesse da comunidade pelos serviços prestados gratuitamente.