Ganhar do São Paulo, neste domingo, no Morumbi, não significou apenas três pontos. Dar fim à série de três jogos sem vitória no Brasileirão – quatro contando a Copa do Brasil. Foi mais. Bem mais. Ao menos para Renato Gaúcho. Ao definir o 1 a 0, gol de Vargas, como ‘fantástico’, o treinador disse que o Grêmio ainda tem chances de ser campeão. Prometeu brigar até o fim embora o Cruzeiro tenha boa vantagem. É o atual vice-líder.

Foi uma entrevista coletiva de satisfação. O treinador não escondeu a alegria. Elogiou a entrega da equipe. A disposição tática. Nominou ainda Dida, autor de ao menos três grandes defesas, e Vargas, o autor do gol.

- Classifiquei a vitória, no vestiário, conversando com os jogadores, como fantástica. Enfrentamos uma grande equipe, com jogadores de seleção, com grande treinador e ainda numa situação difícil (luta contra rebaixamento). É muito difícil atuar aqui normalmente, imagina assim. Minha equipe foi muito bem taticamente, como esteve contra o Corinthians (quarta-feira, pela Copa do Brasil). Não é fácil atuar com três atacantes. Reconheço que eles tiveram as melhores oportunidades, mas nós fizemos o gol, muito bonito por sinal. Isso nos credenciou. O Grêmio é o vice-líder. Vamos brigar até o fim – disse Renato.

Com 42 pontos, o Grêmio subiu ao segundo lugar – era o quarto antes da rodada. Depende do resultado do Atlético-PR, que enfrenta o Vitória. Se o Furacão não ganhar, se mantém na posição. A distância do líder Cruzeiro depende do resultado dele contra o Inter. Pode variar de oito, passando por nove e chegando a dez pontos.

- O Cruzeiro não é o campeão. São oito pontos, antes deles jogarem. Mas muita coisa pode acontecer. Não está definido, de maneira alguma. Quem está no G-4 vai brigar. Ainda brigamos pelo titulo, sim. Temos de fazer o nosso dever de casa. Se não der, teremos a vaga na Libertadores como prêmio – completou Renato.

O Grêmio volta a Porto Alegre ainda neste domingo. Na quarta-feira, recebe o Atlético-PR. Rhodolfo, que cumpriu suspensão neste final de semana, volta à equipe. O treinador preferiu não revelar qual será o esquema, afinal, o 3-5-2 pode ser retomado. Tudo começará a ser definido no treino da tarde desta segunda-feira.