Para acabar com o jejum do ataque, a volta do artilheiro Diego Forlán, que soma 17 gols em 2013 (empatado com D`Alessandro). Esta é a aposta do Inter para esta quinta-feira, quando buscará uma vitória diante do Atlético-PR, na primeira partida da Copa do Brasil, e ter um pouco mais de tranquilidade.

O uruguaio está recuperado da entorse no tornozelo sofrida quando estava a serviço do Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O atacante não atua pelo Inter desde o dia 1º de setembro, quando o time empatou em 0 a 0 com o Coritiba.

O último gol de Forlán pelo Colorado ocorreu no dia 22 de agosto, quando anotou aos 42 minutos da segunda etapa o terceiro no triunfo por 3 a 0 sobre o Salgueiro pela Copa do Brasil. São 153 minutos sem gols pelo clube gaúcho.

- O Forlán tem muita qualidade, que tem como ponto forte a finalização. Todo grande jogador sempre tem a contribuir – afirmou Dunga.

Seca ofensiva

O time balançou as redes quatro vezes nas últimas cinco partidas - três de D’Alessandro e um de Otávio. Ocorre que, há 496 minutos nenhum atacante colorado vence o sistema defensivo adversário e manda a bola para as redes.

O último atacante a marcar foi Scocco. Em sete de setembro, o argentino fez o terceiro gol colorado na vitória por 3 a 1 sobre a Ponte Preta aos 26 minutos do segundo tempo.

O período sem gols mostra também as mudanças promovidas por Dunga no setor. Contra a Macaca, Santos (derrota por 2 a 1) e Vitória (empate em 2 a 2), o técnico mandou a campo a dupla Scocco e Leandro Damião. Diante de Criciúma (vitória por 1 a 0) e Bahia (derrota por 2 a 0), apenas o centroavante foi colocado no ataque. Já no revés por 2 a 0 para a Portuguesa, Damião teve Caio ao seu lado.

Damião é dúvida

Agora, Dunga espera para saber se Leandro Damião poderá atuar. O camisa 9 foi preservado do treino da última terça-feira em decorrência de quadro de febre. Porém, passa por um período delicado. Não balança as redes há nove partidas. Já são 792 minutos sem gols. Seu último foi no dia 25 de agosto, quando marcou o terceiro do time de Dunga contra o Goiás, empatando a partida aos 40 minutos do segundo tempo. Caso não tenha condições, o Inter terá um ataque gringo. Scocco, que não faz há 225 minutos, será o substituto.

Uma boa atuação pode confirmar a nova (ou antiga dupla de ataque). A partida contra o Furacão será disputada às 21h, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.

* Jorge Henrique tem atuado no Inter como meia ou lateral-direito. Fez seu único gol até o momento aos 13 minutos do primeiro tempo contra o Salgueiro. Depois ainda jogou diante do Coritiba antes do lesão. São 174 minutos sem gols.