A derrota de ontem para o Itagüí por 1 a 0, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, custou os empregos do técnico Marquinhos Santos e do superintendente de futebol, Felipe Ximenes. Os dois foram demitidos pelo presidente Vilson Ribeiro de Andrade no vestiário, minutos após a partida decidida por Mena, aos 30 segundos do segundo tempo.

“Lamentavelmente, o futebol vive de resultado. Esta presidência sempre foi contrária a mudanças por emoção, mas chega o momento em que o grupo precisava de um fato novo”, justificou o mandatário coxa-branca, contradizendo o que vinha falando nas últimas semanas, de que o clube não precisa de uma “novidade” para voltar a vencer.

O ex-treinador do Coritiba chegou no ano passado para substituir Marcelo Oliveira e desde então comandou o clube em 69 partidas, com 33 vitórias, 17 derrotas e 19 empates – aproveitamento de 56%. Nesse período, livrou a equipe do rebaixamento do Brasileirão no ano passado, foi campeão paranaense, acabou eliminado da Copa do Brasil pelo Nacional-AM e levou o Coxa às oitavas de final desta Sul-Americana.

“Gostaria de permanecer até o final do ano, porque vários jogadores vão retornar do departamento médico e poderíamos voltar a ter um bom rendimento”, lamentou Marquinhos, que será substituído interinamente por Marcelo Serrano, seu auxiliar-técnico.

No entanto, Andrade pretende preencher a lacuna o mais breve possível. O perfil ele já tem: “Jovem, estudioso, dedicado e trabalhador. Não temos condições financeiras de trazer um treinador de grande expressão. Não acredito nessa mesmice do futebol”, comentou. O nome que surge com força nos bastidores é o do paranaense Caio Júnior, que estava no Vitória e está desempregado.

Em relação ao departamento de futebol – que já havia perdido o vice Paulo Thomaz de Aquino – o presidente coxa-branca justificou que não foi o resultado de hoje que motivou o desligamento de Ximenes. “O Felipe sentiu um desgaste muito grande nesse período de quatro anos, em que mais acertou do que errou. E a diretoria teve um desgaste tão grande que era hora de tomar uma decisão. Às vezes é difícil, mas é preciso”, disse.

O que pesou contra o ex-superintendente foram os erros nas contratações para essa temporada. Nessa lista constam Iberbia, Diogo, Julio César, Patric e Arthur.