E o Grêmio deixou dois pontos em Salvador. Com boa atuação fora de casa, o time de Renato se impôs ao Vitória no Barradão. Entretanto, apesar da pressão ao adversário, não conseguiu balançar as redes e ficou no 0 a 0. Com o empate, já são três jogos sem vitória no Brasileirão.

O lance mais polêmico do jogo ocorreu aos 37 minutos do primeiro tempo. O atacante Kleber invadiu a área e tocou para Alex Telles marcar. O assistente Thiago Gomes Brigido, no entanto, considerou que o Gladiador estava impedido, o que logo foi desmentido pelas câmeras de TV.

Com o resultado, o Grêmio chega aos 39 pontos e se mantém temporariamente no terceiro lugar do Brasileirão. Entretanto, pode ser ultrapassado pelo Atlético-PR, que, com 38, caso vença a Ponte Preta neste domingo, vai aos 41.

O Grêmio volta a campo na quarta-feira, mas pela Copa do Brasil. O adversário será o Corinthians, no Pacaembu, no jogo de ida pelas quartas de final.

Primeiro tempo

O 3-5-2 com três volantes deu vitalidade ao Grêmio no começo do jogo. Com a formação, o time de Renato teve postura agressiva e intensa marcação. Aos cinco minutos, Alex Telles cruzou na área e Kleber finalizou com perigo, de cabeça, à direita do gol de Wilson.

Logo depois, o Vitória respondeu. Em boa oportunidade, o centroavante Dinei foi lançado com liberdade na área tentou o arremate, travado por Bressan. No rebote, Marquinhos foi também foi bloqueado por Saimon.

O Grêmio voltou à carga. Aos 14, o zagueiro Kadu falhou e cabeceou nos pés de Barcos. O Pirata, entretanto, furou ao chutar a bola. Em seguida, Kleber recebeu grande passe na área, mas, ao tentar fazer o passe, perdeu a bola.

O time de Renato usava as laterais para chegar ao ataque. Aos 26, Ramiro lançou Pará, que invadiu a área e rolou para Riveros, que não conseguiu o arremate. No rebote, Alex Telles não conseguiu aproveitar a oportunidade. Depois, Riveros recebeu lançamento primoroso de Souza na área, matou no peito e obrigou o goleiro Wilson a fazer uma grande defesa.

Aos 37, lance polêmico. Barcos acionou Kleber, que estava atrás da linha dos zagueiros do Vitória, invadiu a área e rolou para Alex Telles completar para o fundo do gol. A arbitragem, no entanto, através do assistente Thiago Gomes Brigido, considerou que o Gladiador estava impedido, em erro claro.

O Grêmio teve outra chance clara no final do primeiro tempo. O lateral Alex Telles cobrou falta na área, Barcos escorou para o meio e Riveros cabeceou com perigo, rente ao gol de Wilson.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram do vestiário sem alterações. E o Vitória quis se assanhar. Logo no primeiro minuto, após passe errado de Saimon, Jean avançou pela esquerda e cruzou na área. Marquinhos dominou com liberdade e chutou fraco para a defesa de Dida.

Mas logo o Grêmio tratou de retomar as rédeas do jogo. A marcação da equipe de Renato amarrava o time baiano em seu campo de defesa. Com avanços pela direita, principalmente com Pará, a blitz tricolor recomeçou. O lateral-direito, aos seis minutos, cruzou na área e Victor Ramos cabeceou para trás. Wilson precisou espalmar para a linha de fundo para tirar o perigo da área.

A sina de lesões de Saimon reapareceu aos 13 minutos. O zagueiro, que tinha boa atuação até ali, se lesionou sozinho e não teve condições de seguir em campo. Logo, Renato decidiu mandar Elano a campo em seu lugar, alterando o esquema para o 4-4-2.

O camisa 7, no entanto, pouco ajudou. O Vitória se aproveitou e passou a atacar. E aí Dida se destacou. Após erro de Pará, Marquinhos dominou na entrada da área e arriscou um belo chute. O goleirão gremista se esticou todo e espalmou a bola pela linha de fundo. Depois, Renato Cajá aproveitou rebote e arriscou: Dida tratou de fazer boa defesa.

O Vitória seguia levando perigo. Aos 30, Ayrton cruzou para a área e a bola sobrou limpa para Alemão. Ao finalizar, o meia, que havia entrado no lugar de Renato Cajá, foi travado pela defesa gremista.

Aí, Renato decidiu apostar na velocidade de Vargas. O chileno foi a campo no lugar de Barcos aos 35 minutos. Kleber herdou a braçadeira do Pirata e quase marcou no lance seguinte. Elano cruzou na área e o Gladiador por pouco não alo cabeceio.

 

No fim, Renato ainda colocou Jean Deretti no lugar de Ramiro. Kleber ainda perdeu chance incrível no final, dominando errado na frente de Wilson. Mas não havia tempo para mais nada. O Grêmio deixou dois preciosos pontos em Salvador.