O menino Gabriel estava em casa, jogando videogame, quando recebeu por telefone a convocação para o jogo na Vila Belmiro. Com Victor Andrade vetado após tomar um antialérgico, a promessa de apenas 16 anos foi relacionada para o banco de reservas. E a sua estrela brilhou na noite desta quarta-feira, quando saiu do banco para marcar aos 36 minutos do segundo tempo o gol da vitória do Santos sobre o Grêmio, na partida de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Gabigol, que completa 17 anos no próximo dia 30, balançou as redes pela primeira vez como profissional. E deu ao Peixe a vantagem do empate para o duelo de volta, quarta-feira que vem, às 21h50m (de Brasília), na Arena Grêmio. O Tricolor gaúcho precisa de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para avançar. Se fizer 1 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis. O adversário de Santos ou Grêmio sai do duelo entre Luverdense e Corinthians.

Antes disso, as equipes voltam a campo pelo Brasileirão, sábado, às 18h30m. Em 15º lugar, dois pontos acima da zona de rebaixamento, o Santos recebe o Vitória na Vila Belmiro; e o Grêmio, terceiro colocado, encara o Flamengo no Mané Garrincha.

Equipes oscilam, e placar não sai do zero

Mesmo com três zagueiros e três volantes, o Grêmio começou melhor. Quando a bola chegava ao ataque do time gaúcho, Barcos e Kleber trocavam passes e criavam jogadas de perigo para Aranha. Com liberdade, o lateral-esquerdo Alex Telles apareceu aos sete minutos para obrigar o camisa 1 santista a trabalhar em chute cruzado.

O time de Renato Gaúcho, no entanto, sentia a falta de peças com toque de qualidade, como Elano e Zé Roberto, vetados por lesão. Aos poucos, o Santos passou a ter mais domínio de bola e chegar à frente. Ligado, Montillo era quem armava as jogadas, e Thiago Ribeiro aparecia como principal opção no ataque. E foi num cruzamento do argentino que por pouco o atacante não desviou para as redes, no melhor momento alvinegro na primeira etapa.

Gol de mais um Menino da Vila

O Santos voltou com o meia Leandrinho no lugar do volante Marcos Assunção, que não teve uma noite feliz nem mesmo em sua especialidade, a bola parada. Mas o Grêmio seguia mais perigoso no ataque, levando vantagem nas bolas aéreas. Os visitantes tiveram boas oportunidades para abrir o placar, mas Kleber, Barcos e Bressan desperdiçaram.

 

No lado do Peixe, Thiago Ribeiro e Montillo seguiam comandando o time, mas já davam sinais de cansaço. Foi a deixa para o técnico Claudinei mexer e dar novo fôlego à equipe. Momentos antes, Gabigol estava pilotando em casa o controle de um videogame. Chegou à Vila às pressas, foi para o banco, entrou no lugar de Neilton e mostrou que era a sua noite. Em cruzamento de Montillo aos 36 minutos, o menino Gabigol bateu de virada, no cantinho esquerdo de Dida, que nada pôde fazer: 1 a 0 Santos, que deixou o campo comemorando a vantagem.