Encontros com debate, troca de experiências e interação social, esta é a fórmula utilizada pela Administração Municipal de Chopinzinho para promover a valorização de seus idosos. O Projeto Viver Bem, desenvolvido através da Secretaria de Assistência Social mobiliza um trabalho de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas idosas.

“Nossa cultura tem passado por um processo de modificação, com a globalização e a facilidade de acesso a canais de informação e interatividade tem promovido a desvalorização dos idosos. Este projeto tem o objetivo de desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e sociais”, explicou a psicóloga responsável pelo projeto, Suelen Possato.

Para o Prefeito Municipal, Leomar Bolzani, o cuidado com os idosos deve ser um compromisso não apenas do Poder Público, mas também da sociedade em geral. “Temos o compromisso de desenvolver ações voltadas à valorização e garantia de bem-estar aos nossos idosos. Devemos esta atenção em respeito e reconhecimento às inúmeras contribuições que cada um, através da força de seu trabalho ou das raízes familiares estabelecidas em nosso município, dedicou ao crescimento e fortalecimento de Chopinzinho”, salientou.

 

Encontros

Os encontros do Projeto Viver Bem são realizados quinzenalmente, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Nossa Senhora Aparecida.

Segundo a Secretária, Ana Bárbara Crestani, o projeto foi iniciado ainda no mês de março e os resultados alcançados foram muito positivos. “Pretendemos iniciar um novo grupo no mês de agosto. Nossa intenção é estender o projeto para mais bairros chopinzinhenses”, disse.

Recentemente, o grupo de idosos esteve visitando o Museu Municipal. “Os idosos avaliaram a atividade de maneira positiva, principalmente porque puderam ter contato novamente com objetos que marcaram suas vidas e cada um teve a oportunidade de compartilhar suas experiências à medida que iam explorando as peças do acervo do museu”, disse a psicóloga.

 

Projetos paralelos

Paralelamente a Secretaria desenvolve todas as quintas-feiras os projetos, Idoso Rural em Ação e Dia do Idoso. Nestes encontros acontecem palestras de orientação abordando diversos temas, são realizadas, entrega das carteirinhas dos idosos e passagens, acompanhamento com uma psicóloga e uma assistente social e momentos de descontração com música e dança.

 

Este projeto promove a integração entre os idosos do interior do município e os residentes no perímetro urbano, para isto a Administração Municipal disponibiliza transporte para todos os participantes.