Uma estratégia de sucesso de Renato Gaúcho na passagem anterior pelo Grêmio será repetida agora. A `tática anti-balada` com marcação de treinos cedo e cobrança dura por horários já foi implantada novamente no Olímpico. A atividade de sábado, que estava agendada para as 10h, por exemplo, foi antecipada para as 08h30, algo comum entre 2010 e 2011.

E não é horário de chegada. Os jogadores precisam estar em campo e prontos para treinar pontualmente às 08h30. A pontualidade e a disposição para treinar são acompanhados de perto pelo novo treinador do Grêmio. Tudo segue a cartilha já implantada há dois anos.

Renato não cansa de repetir que jamais foi enganado por seus comandados.  "Eu os conheço no olhar", fala o técnico. "Tudo que eles pensam em fazer, eu já fiz", diz.

 

E o conhecimento sobre `fugas` de concentração faz dele atualmente um técnico `linha dura` neste aspecto. O treinamento antecipado não visa somente mostrar aos jogadores que é importante ter horários e manter uma vida regrada, mas também `pegar` aqueles que resolvam esbanjar na noite anterior. Quem chegar com cansaço fora do comum, certamente será cobrado.

Os que não respeitarem as normas pagará `caixinha`. A cobrança financeira para o cumprimento do regulamento de vestiário é uma das primeiras ordens de Renato Gaúcho. "É como em qualquer empresa, tem que ter horários", disse na última terça-feira.

Antes do treinamento matinal, os jogadores trabalham na tarde desta quinta-feira. Sexta será o primeiro dia da `tática anti-balada` e após o treinamento o elenco embarca para Curitiba, onde no sábado enfrentam o Atlético-PR na Vila Capanema.