O técnico Renato Portaluppi espera os dirigentes do Grêmio ao meio-dia em seu apartamento em Ipanema, no Rio de Janeiro, para conversar sobre a possibilidade de comandar o clube novamente. 
Eu quero acertar com o Grêmio, não deve ser difícil. Mas é preciso ouvir a proposta e fazer a negociação necessária — garante.
O Grêmio enviou o executivo de futebol Rui Costa e o assessor de futebol Marcos Chitolina na manhã desta segunda para a capital fluminense. Após a reunião com o empresário Gerson Oldenburg e o técnico, o acerto deverá ser sacramentado.
Dois anos se passaram desde que Renato deixou o Olímpico. Seu último trabalho como treinador foi no Atlético-PR, ainda em 2011. Desde então, vive no Rio, joga suas partidas de futevôlei com os amigos e tem chamado mais a atenção pela filha, Carol, famosa por postar fotos no Instagram e aparecer em colunas sociais. 
Renato poderá voltar ao Grêmio justamente na gestão de Fábio Koff, com quem foi campeão do mundo como jogador em 1983. No departamento de futebol, também reencontrará Rui Costa, com quem trabalhou em 2010 e capitaneou uma reação no Brasileirão, saindo da zona do rebaixamento e terminando em quarto lugar, com vaga para a Libertadores. 
Caso acerte nesta segunda com o Grêmio, seria apresentado até quarta-feira. E poderá comandar a equipe contra o Atlético-PR, sábado, em Curitiba, pelo Brasileirão.