A Cresol/Baser de Francisco Beltrão aproveitou o 3º Seminário de Sustentabilidade Financeira, realizado nesta quinta-feira, 13, no Centro de Eventos da Marabá, para entregar 10 novos veículos a 25 novas unidades recém aderidas à cooperativa em quatro estados brasileiros. Os automóveis, modelo Volkswagen Gol, foram adquiridos em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), e fazem parte do projeto de expansão da Cresol para regiões do programa Territórios da Cidadania do governo federal.

Ao todo, o projeto vai investir R$ 10 milhões em Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia e Paraná. "O BNDES enxergou no nosso modelo um bom exemplo para expandir o sistema de cooperativas Brasil afora, em regiões mais pobres, onde bancos por natureza apenas econômica não queiram ir", declarou Luiz Ademar Panzer, vice-presidente da Cresol.

Como contrapartida aos recursos liberados pelo banco, a cooperativa fornecerá o suporte técnico e de recursos humanos para capacitação profissional nas novas unidades. "Além do carro, as novas unidades receberão apoio na área de logística, de equipamentos para abertura de agências e também para formação e capacitação. Em contra partida, a Cresol entra com a sua diretriz e a sua experiência de atuação com o público empobrecido e com o público da agricultura familiar", ressaltou Panzer.

Para Vanderlei Matias, presidente da unidade em Ministro Andreazza, em Rondônia, o veículo vai facilitar as visitas aos 850 cooperados de três municípios da região. "A ideologia da Cresol tem tudo a ver com o que se trabalha na região, que também é de agricultura familiar. Com certeza, as cooperativas sairão fortalecidas pelo suporte que será oferecido", comentou.