Com 71% das obras finalizadas, o Beira-Rio se apronta para abraçar a Copa do Mundo. A cobertura metálica, principal responsável por mudar a cara do estádio, está em estágio avançado. Com custo de R$ 330 milhões para a reforma, a previsão é que a entrega ocorra em dezembro, prazo máximo estipulado pela Fifa. Apesar de a estrutura básica ser mantida, o que os torcedores verão será um novo estádio, das acomodações ao gramado, e com capacidade para receber 51,3 mil pessoas durante o Mundial.

De segunda-feira (10) até sexta (14), o G1 faz um raio X da preparação de Porto Alegre e doRio Grande do Sul para receber a Copa de 2014. A competição será realizada de 12 de junho a 13 de julho, em 12 cidades brasileiras. Porto Alegre receberá cinco partidas, sendo quatro da fase de grupos e uma das oitavas de final. O sorteio dos grupos, que definirá quais seleções jogarão na capital, está marcado para dezembro de 2013.

A partir da chegada de um novo guindaste, com capacidade para 550 toneladas, a Andrade Gutierrez, construtora responsável pela obra, passou a trabalhar em duas frentes simultaneamente na futura cobertura. Atualmente, já foram instalados 15 dos 56 gomos da estrutura metálica que sustentará o novo teto.

A construtora também finaliza a estrutura da da área que será destinada a um shopping no anel externo, com 2.680 m² e capacidade para até 44 lojas e um restaurante no terceiro nível.

O Beira-Rio terá 70 camarotes, 5 mil assentos vips e 55 skyboxes, que serão uma área nobre, na parte mais alta do estádio, na antiga marquise, próximo às folhas metálicas que cobrirão o estádio.

A partir do fim de dezembro, membros da Fifa devem se instalar no estádio para fiscalizar todas as mudanças e realizar eventos para testar a estrutura. Atualmente, um desses integrantes já está em Porto Alegre para acompanhar o andamento das obras. Quanto mais próximo estiver da data de início da Copa, mais membros desembarcarão em Porto Alegre.

Na visão de um dos arquitetos do projeto Gigante para Sempre, o Beira-Rio se tornará um dos estádios mais bonitos do mundo. O fato de as arquibancadas estarem mais próximas do campo e a cobertura são os dois pontos que mais farão a diferença no visual do estádio.

"Em termos de atmosfera, a arquibancada está muito mais próxima do campo, é um ganho notável. A nova cobertura transforma o Beira-Rio num verdadeiro ícone arquitetônico. Teremos, sem dúvida, um dos estádios mais bonitos do mundo. E, claro, a segurança e o conforto das novas instalações", afirma ao G1Fernando Balvedi, diretor da Hype Studio Arquitetura.

Acompanhe abaixo como estão os principais pontos da reforma do Beira-Rio, desde o gramado à iluminação, passando ao novo projeto de um espaço para socialização e apreciação do pôr do sol do Guaíba.

Gramado foi o primeiro a ficar pronto

 

Com direito a cerimônia especial, o primeiro plantio do novo gramado do Beira-Rio foi realizado no dia 4 de março. Um mês depois, o tom verde já tomava conta do campo. O primeiro corte ocorreu no meio de abril. Será a primeira parte do novo estádio a ficar pronto, podendo ser utilizado, se fosse o caso, para treinamentos já no final deste mês.

"Eventualmente, quem sabe, para fazer um treino fechado, o gramado já estaria pronto" afirma o presidente do Inter, dono do estádio, Giovanni Luigi.

O plantio apresenta uma tecnologia inédita no Brasil. Ainda não usada no país, a grama bermuda "tifgrand" vem da Flórida, nos Estados Unidos. É do tipo verão e se entrelaça ao solo devido a uma camada de 10 cm de terra misturada a fibras elásticas, que se agarram ao material jogado pelos funcionários.