Começa hoje, sábado, 08, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta do Ministério da Saúde neste ano é vacinar, em todo o país, 12,2 milhões de crianças entre seis meses e menores de cinco anos, o que corresponde a 95% da população alvo de 12,9 milhões de crianças no país. No Sudoeste, estima-se que 36.884 doses sejam aplicadas até 20 de junho, último dia de campanha.

"É importante reforçar que os pais não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que se possa visualizar o esquema de vacinas. A carteirinha é um documento importantíssimo e o objetivo da campanha também é o de fomentar o hábito de manter esse esquema em dia", comentou a enfermeira Greicy Cezar do Amaral, responsável pela imunização da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão.

Neste ano, o público-alvo são as crianças a partir dos seis meses, com a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas (leia mais no quadro). Isso porque as crianças menores de seis meses já estão sendo vacinadas com a injetável (VIP), que tem maior cobertura, nos postos de vacinação.

Para atingir a meta estão sendo distribuídas 19,4 milhões de doses da vacina oral nos 115 mil postos abertos em todo o país para a vacinação. Para operacionalização da campanha, um total de R$ 32,3 milhões do Fundo Nacional de Saúde será repassado aos estados e municípios, sendo destinados R$ 13,7 milhões para aquisição das vacinas. Cerca de 350 mil pessoas e 47 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais) estarão envolvidos na campanha.

No ano passado, foram vacinadas mais de 14 milhões de crianças, o que representou 99% do público-alvo brasileiro. Contudo, no Sudoeste, a cobertura foi além das estimativas. Desde 2012, o Brasil passou a realizar somente uma etapa exclusiva da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, no mês de junho.

No mundo, pólio ainda resiste

Em 2012, foram registrados 223 casos, sendo que 217 (97,3%) foram nos países endêmicos e seis (2,7%) nos não-endêmicos. É uma redução de 36,9% no número de casos de poliomielite no mundo, quando comparado ao mesmo período de 2011 (604 casos). No ano de 2013, até o dia 22 de maio, foram registrados 32 casos, sendo 8 no Paquistão, 22 na Nigéria e 2 no Afeganistão.

O último caso registrado da doença no Brasil foi em 1989, na Paraíba. As ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão voltadas à manutenção do país livre do póliovírus selvagem. Desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.

Entenda a campanha

Se a criança menor de cinco anos nunca tiver tomado nenhuma dose injetável, não tomará as gotinhas neste momento, devendo iniciar o esquema vacinal com a injetável nas suas unidades básicas de saúde, embora nesta campanha sejam utilizadas as duas gotinhas. O objetivo é evitar que crianças que estejam com o esquema vacinal contra a poliomielite atrasado percam a oportunidade de vacinação.

Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite

Idade_______________ Tipo de vacina

2 meses______________ VIP (injetável)

4 meses_______________________ VIP

6 meses_________________ VOP (oral)

15 meses_____________ VOP (reforço)