A 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, responsável pela preservação da natureza na região de Guarapuava e Municípios vizinhos, vinha recebendo constantes denúncias de cortes e comércio ilegal de madeiras nativas no Distrito da Palmerinha, em Guarapuava/PR.
Para coibir a prática delituosa, foi deflagrada operação policial que vistoriou, desde a última quarta-feira (24/04), diversas propriedades rurais e madeireiras na região.

Durante a operação, foram constatadas irregularidades em nove propriedades rurais e uma madeireira, onde os policiais militares encontraram um picador operando sem licença.
Entre os danos encontrados, foi computado o corte de 780 Araucárias, dezessete imbuias e 664 árvores nativas, resultando na apreensão de 602 taboas de Araucária beneficiadas, 23 taboas de outras arvores nativas, 813 palanques de imbuia, 86 ripas, 86 caibros e três mourões.

Além dos proprietários das áreas, os responsáveis pelos danos ambientais e o dono da madeireira serão responsabilizados criminal e administrativamente pelos crimes constatados.

A 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental disponibiliza o telefone 42 3621-7900 para que a população denuncie os crimes ambientais, auxiliando assim na preservação da natureza.