A instalação da Polícia Científica em Pato Branco já tem previsão, devendo acontecer no dia 10 de maio deste ano. A movimentação dos legisladores se intensificou depois que o vereador Vilmar Maccari (PDT) apresentou requerimento, em fevereiro deste ano, solicitando ao subchefe da Casa Civil, Luiz Augusto Silva, e ao chefe da Secretaria de Segurança Pública, Cid Marcus Vasques, o estudo para implantação de um Posto da Polícia Científica em nosso município.

O vereador justificou o pedido argumentando que hoje existe apenas um posto na região para atender aos 42 municípios. Na época, o Governo do Estado estava avaliando a possibilidade de criar um posto de atendimento em Pato Branco e os vereadores Claudemir Zanco, o Biruba (PSD), e Valmir Tasca (DEM) começaram a trabalhar politicamente para concretizar esse projeto.

Na manhã da última terça-feira (23), o chefe da seção técnica de Francisco Beltrão, Patrick Alysson de Souza e Silva, esteve no local indicado pelo vereador Valmir Tasca para instalação da unidade. Se as negociações tiverem êxito, a prefeitura irá alugar o local, localizado na rua Caramuru, para instalação da Polícia Científica.
Patrick de Souza e Silva disse que o imóvel atende as necessidades para que os peritos possam desenvolver suas atividades. “Agora estamos procurando um profissional para atender a região. Para fechar uma escala de plantão são necessários quatro peritos, porém, a ideia inicial para instalação da criminalística em Pato Branco é de um perito para fazer horário comercial”, explicou.

Tasca relatou que a Câmara Municipal de Pato Branco está buscando com a força política junto as lideranças estaduais a instalação dessa polícia científica e também ajudou a encontrar esse imóvel para indicar à Prefeitura. “Infelizmente estão ocorrendo vários acidentes na região e o constrangimento das famílias que tem que aguardar horas pela chagada de um perito para então ter a liberação do corpo tem comovido os vereadores”, disse.
Biruba destacou que está sendo feito um movimento para a efetivação do projeto junto com o subchefe da Casa Civil e o secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande. “Estamos há quase 15 anos em busca dessa perícia no município. A população precisa ter esse atendimento aqui. Conseguimos a sala e agora vamos viabilizar uma viatura e a autorização concreta do governo do Estado, liberando um perito para o município”, disse.

O vereador Geraldo Edel de Oliveira, o Ito Oliveira (PV), também está contribuindo para a concretização desse projeto doando dois computadores novos para que os peritos possam realizar o seu trabalho.

O delegado-chefe da 5ª Subdivisão Policial (5ª SDP), Ivonei Oscar da Silva, disse que é preciso instalar com urgência o Instituto de Criminalística em Pato Branco, que é importantíssimo para a elucidação de crimes. Ele afirmou que um entreposto ajuda, mas o ideal seria a instalação de uma seção técnica.