A Polícia Militar recebeu uma série de denúncias de que os presos do regime semiaberto da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, que trabalham numa empresa de Pato Branco, estavam com celulares, facas e estiletes. A equipe da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) abordou na última quarta-feira, por volta das 18h, na PR-483, no acesso a penitenciária, dois ônibus que transportavam os presidiários. Os policiais encontraram, nas laterais dos ônibus, 32 celulares, além de facas, estiletes, cigarros e bebidas alcoólicas.
De acordo com informações da Polícia Militar, os ônibus transportavam 60 detentos. Eles trabalham durante o dia, em Pato Branco, e retornam à noite para a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. Os presos estariam utilizando os celulares e demais objetos apreendidos dentro do sistema prisional, o que não é permitido pela legislação, caracterizando falta grave, com a Justiça podendo determinar a regressão do regime do sentenciado.
Os celulares, facas e demais objetos apreendidos foram entregues na 19ª subdivisão Policial (19ª SDP) de Francisco Beltrão para as providências cabíveis ao fato.