Do parecer do Supremo Tribunal Federal (STF), em maio de 2011, até a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), um ano e onze meses se passaram. No entanto, foi publicada no Diário Oficial da Justiça do Paraná na terça-feira (2) a disposição que já entrou em vigor em todo o Estado e que autoriza o casamento civil de pessoas do mesmo sexo.
De acordo com a oficial-substituta do Cartório Civil local, Jaqueline Samara, o órgão recebeu a decisão do TJ há poucos dias o provimento com as instruções normativas e com a decisão do TJ. “No entanto, desde o parecer do STF, já vínhamos recebendo solicitações de casamentos homoafetivos”, declarou.
Jaqueline explica que os encaminhamentos feitos no passado, que deveriam ter uma autorização especial, não foram formalizados. “Logo que saiu o parecer do STF, houve o interesse de dois ou três casais, no entanto nenhuma união civil foi formalizada”, explicou a oficial-substituta.
O Diário buscou saber da população de Pato Branco e região qual a opinião quanto à autorização da união de pessoas do mesmo sexo. Com uma visão de respeito quanto a decisão do TJ, muitos se manifestaram neutros em relação a questão.