Leandro Damião como nos melhores momentos. Com imposição física, precisão e também com o passe qualificado. O centroavante do Inter exibiu as melhores qualidades na tarde deste domingo contra o Santa Cruz na vitória de 3 a 0. Mesmo não tendo balançado as redes, foi o nome da partida, ao ter participado ativamente dos dois primeiros gols.

Na verdade, Damião fez gol, mas quem teve o nome anotado na súmula foi o zagueiro Sidraílson. Após arrancada pela esquerda aos 11 minutos do primeiro tempo, em que passou por três rivais, o camisa 9 recebeu na área e disparou com força. O goleiro Fernando Vizzotto chegou a espalmar, mas a bola rebateu no defensor do Santa Cruz. Mesmo assim, o atacante colorado não lamentou o “gol perdido”.

- Tudo bem. Fico feliz de o time ter vencido. É o que importa – destacou, instantes após o apito final.

No final da segunda etapa, o artilheiro foi solícito ao conseguir mais uma assistência - a terceira dela no ano. Recebeu na área e rolou para Vitor Júnior chutar para o gol vazio.

- O Damião hoje é outro jogador. Ele faz movimentação, parede, serve os companheiros. É muito mais do que vinha sendo – destaca o diretor de futebol Luís César Souto de Moura.

Damião está em busca de um recorde no Gauchão. Tem a chance de ser o único atleta a conseguir a artilharia em três edições seguidas. Hoje, está empatado Diego Forlán na competição, com sete gols.

Até hoje, 16 jogadores conseguiram ser artilheiros do Gauchão em duas edições. No entanto, apenas sete alcançaram o feito consecutivamente. Em 2011, o camisa 9 do Inter anotou 17 gols, enquanto no ano passado fez 10. Fazia 31 anos que isso não ocorria.

No total, Damião já disputou 141 partidas pelo Colorado, tendo marcado 84 gols.