Trinta e oito presos de unidades prisionais do Paraná foram transferidos ontem para presídios federais de Porto Velho (RO) e Mossoró (RN). A transferência foi autorizada por juízes federais e realizada pela Polícia Federal e Ministério da Justiça, com apoio da polícia do Paraná. A ação foi uma medida preventiva para garantir a segurança dentro do sistema prisional.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, o trabalho ocorreu com base em um monitoramento feito pelo serviço de inteligência da Sesp. “A medida foi tomada para diminuir tensões, em função de algumas anormalidades que vinham ocorrendo entre esses detentos, identificados como mais ativos no sentido de promover ações fora dos estabelecimentos penais. Por isso, resolvemos nos antecipar”, afirmou.

Vasques também destacou que as polícias do Paraná estão em alerta para investigar todas as possibilidades em atos criminosos. “Até agora, o que temos detectado são atos de vandalismo, de pessoas que aproveitam esse ambiente para fazer alguma coisa no sentido de criar uma situação para desestabilizar”, completou.