Na tarde desta sexta-feira (8), 28 municípios do Sudoeste do Paraná receberam do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Francisco Beltrão, novas retroescavadeiras. As máquinas, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal que visa garantir a recuperação das estradas vicinais.

Este repasse é o segundo que contempla os municípios do Sudoeste, uma estrega já havia acontecido no início do mês de fevereiro, em Cascavel, quando a própria presidente, Dilma Rousseff, participou do ato. O programa deverá atender todos os municípios do grupo três do PAC 2, ou seja, 4.855 municípios no Brasil. No Paraná são 349 municípios onde 40 são do Sudoeste. Apenas Pato Branco e Francisco Beltrão não serão comtemplados, pois possuem 50 mil habitantes, ou mais e, por isso, não podem participar.

 

Segundo o delegado federal do MDA, Reni Antonio Denardi, com a entrega das retroescavadeiras e, posteriormente uma motoniveladora para cada município que tenha até 50 mil habitantes, o governo federal estará atendendo uma demanda e uma reivindicação dos prefeitos e das organizações da agricultura familiar.

Conforme Denardi, o repasse possibilitará que os municípios tenham condições de fazer a manutenção das estradas vicinais que são fundamentais para o escoamento da produção.

Além do benefício para os municípios, o delegado federal do MDA falou que a aquisição de todas as máquinas representa uma economia de pelo menos 33%, quando comparado com situações em que a compra é individualizada. De acordo com ele, na compra de todas as máquinas, o governo pagou R$ 141.500,00 por unidade.  “É uma compra que ajuda na dinamização da indústria e na manutenção dos empregos”, afirmou ele e adiantou que as motoniveladoras, que foram e estão sendo compradas pelo MDA, representam o mesmo número de máquinas que a indústria nacional deste tipo de máquina produz no ano todo.

Para o prefeito de Solto do Lontra, Maurício Baú, é um momento de felicidade, pois os municípios pequenos têm necessidades por máquinas. Segundo ele, é um instrumento que irá beneficiar a agricultura familiar que contribui para o desenvolvimento do município e do país.

Baú adiantou que a retroescavadeira vai ser utilizada nas pequenas propriedades, como manda o termo de doação, para que seja possível, por exemplo, limpar silos, bebedouros e auxiliar na recuperação das estradas vicinais. 

Conforme o prefeito de Clevelândia, Alvaro Felipe Valério, a nova retroescavadeira irá contribuir com as atividades, principalmente na área rural, mesmo por que, é a principal fonte de renda do município. “Sabemos que elas (máquinas) vão atingir os objetivos, ou seja, melhor a qualidade de vida dos agricultores”, disse. Segundo ele, já houve também a conversa de que o MDA repassaria, até o final do ano, uma motoniveladora para cada município. A ação , segundo Valério, irá favorecer para que o município renove o parque de máquinas.

Ao avaliar o repasse da máquina como algo importante, não apenas para área agrícola do município, mas para toda a cidade, o prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini, disse que agora o município poderá investir em outras áreas. “Os municípios pequenos têm dificuldades para adquirir estes equipamentos e, no caso de Coronel Vivida, temos mais de 3 mil quilômetros de estradas rurais. Então, todo e qualquer equipamento que vem, principalmente quando é a fundo perdido, com certeza faz uma grande diferença nos trabalhos”, comemorou  Schiavini

Segundo o prefeito de Renascença, Lessir Canan Bortoli, a retroescavadeira chega num momento importante, pois o município tem cerca de 700 quilômetros de estradas para serem feitos. Destes, aproximadamente 300 quilômetros não é possível trafegar com veículos. “Tem gente que com as chuvas não sai de casa”, disse ele que acredita que por se tratar de um equipamento novo, não será necessário gastar, por exemplo, com reposição de pelas ou concertos.

Treinamento
Para que houvesse o repasse das 28 retroescavadeiras, dois operadores de cada município tiveram que participar de uma capacitação. A intenção é que os municípios possam utilizar o máximo das máquinas, mas que garantam a preservação. Além disso, os municípios assinaram um termo de doação onde se comprometem a utilizar as máquinas na manutenção das estradas vicinais e outras obras e serviços essenciais para os agricultores.

Municípios contemplados com o repasse do MDA
Ampére
Barracão
Bela Vista da Caroba
Bom Jesus do Sul
Bom Sucesso do Sul
Chopinzinho
Clevelândia
Coronel Vivida
Enéas Marques
Flor da Serra
Honório Serpa
Itapejara do´Oeste
Manfrinópolis
Mangueirinha
Mariópolis
Marmeleiro
Nova Esperança do Sudoeste
Pérola do Oeste
Pinhal do São Bento
Pranchita
Renascença
Salgado Filho
Salto do Lontra
Santa Izabela do Oeste
Santo Antonio do Sudoeste
São João
Saudade do Iguaçu
Vitorino