Aulas interativas, maior agilidade e acredita-se mais precisão no passar informação para os alunos, assim recentemente a Secretaria do Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) anunciou que esse ano os professores do Ensino Fundamental estarão recebendo novos equipamentos para serem utilizados no processo educativo.
Segundo o gerente de Educação da regional de São Lourenço d’ Oeste, Wilmar Conte, as novas tecnologias vão auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. “Nossa regional abrange oito municípios, e todos serão atendidos. A princípio, a tecnologia estará prioritariamente nas escolas com formação inovadora, mas isso tudo pensando em estimular ainda mais o aprendizado em sala de aula”, disse ele.
Conforme dados da SED, nos próximos dias serão repassadas as regionais um total de 2.080 lousas digitais, 2.080 tablets 10’’ e 11.856 tablets 7’’. As lousas digitais e os tablets maiores ficarão dentro das salas de aula, serão duas unidades para cada quatro salas. Os tablets menores, de 7”, serão disponibilizados para o uso do professor de ensino médio.
A preparação para o uso das novas tecnologias será feita por meio de cursos oferecidos pela SED. A formação acontecerá em 18 polos regionais, com 400 profissionais, e habilitará os participantes para o uso da plataforma virtual de aprendizagem e-ProInfo. A preparação para o uso do novo ambiente colaborativo de aprendizagem acontecerá por intermédio dessa plataforma.
Os cursos serão realizados nos laboratórios de informática dos Núcleos de Tecnologias Educacionais.
Ensino Inovador
“O ensino médio inovador é aquele que tem uma maior permanência do aluno na escola”, disse o gerente de educação, afirmando que entre o aprendizado repassado aos alunos no ensino, os estudantes possuem noções de empreendedorismo, língua estrangeira e ações de integração social.