Pensando no incentivo para que os filhos de produtores de leite permaneçam nas propriedades rurais e sigam os passos dos pais e também na intenção de abordar a cadeia produtiva de leite como um todo, desde técnicas e novas tecnologias que estão ajudando a fomentar a atividade, a Cooperativa dos Produtores do Leite do Sudoeste do Paraná (Cooprol), com sede em São Jorge do Oeste, está organizando a primeira edição do evento “Dia do leite”.
Segundo Eliane Cristina Steinbach Kaster, uma das responsáveis pela organização do evento, o Dia do Leite será uma espécie de exposição que abordará todas as etapas que envolvem a produção de leite em uma propriedade rural. Para isso serão organizadas cinco estações, onde cada uma, com o apoio de empresas ligadas ao setor e dos próprios jovens e de entidades, irão abordar temas como: o panorama do leite, manejo de animais, manejo de ordenha, derivados do leite e o cooperativismo.
Eliane comentou que a ideia é mostrar para os visitantes a importância do leite para a saúde humana e também para a economia do município, além de fazer com que os jovens percebam que é possível permanecer no campo e viver da produção leiteira. Inclusive, ela explicou dentro da Cooprol existe um grupo, formado por 28 jovens, filhos de produtores de leite do município, que formam o Grupo de Jovens Loucos Por Leite”. Esse grupo também é um dos organizadores e apoiadores do evento e foi pesando neles e nos demais jovens que tem relação com o campo, que nasceu a ideia de promover o “Dia do Leite”.
“Nós queremos incentivá-los a permanecer no campo e desenvolver a produção leiteira. Por que o que acontece hoje? Muitos filhos de produtores saem para fazer uma faculdade e não retornam ao campo. Então nossa ideia é mostrar que o trabalho no campo também promove qualidade de vida e é possível ganhar dinheiro”, argumentou Eliane. 
O presidente da Cooprol, Sergio Antonio Thomaz disse que a realização do Dia do Leite foi uma forma que a cooperativa encontrou junto com os jovens para apoiar a permanecia deles no campo. E o tema leite, foi porque muitas feiras realizadas na região já abordam os temas como cultura de grãos, tecnologias para a colheita e plantio ou inovações para pastagens, mas pouco se houve falar sobre o leite. “Tivemos essa iniciativa, vamos montar cinco estações para falar sobre leite e em cada uma delas, terão grupos de três a quatro jovens que estarão trabalhando e desenvolvendo um dos temas propostos pelo evento”, comentou.  

Realização
O evento será realizado no dia 6 de março, no terreno em frente a Cooperativa, na rua Concórdia nº 241, em São Jorge do Oeste. A participação será gratuita e voltada tanto para os produtores de leite e jovens filhos de produtores do município como da região, que tem interesse na atividade leiteira.