Na noite de segunda-feira (18), foi realizada a reunião mensal do Núcleo de Tecnologia da Informação/Arranjo Produtivo Local em Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná (NTI/APL). O encontro, que reuniu representantes de empresas associadas, foi realizado no auditório do Sebrae/PR, em Pato Branco. 

Entre os assuntos em pauta, a assinatura do primeiro acordo coletivo de trabalho entre as empresas de TI do Sudoeste com o Sintinorp (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas e Cursos de Informática do Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste do Paraná). Na reunião, ficou definida uma comissão de empresários que analisará a minuta enviada pelo Sintinorp e apresentará sugestões para uma contraproposta.

Para o presidente do NTI/APL, Carlos Manfroi, a assinatura do acordo coletivo será benéfica para as empresas e para os profissionais de TI da região Sudoeste. "Será importante, pois haverá a padronização das funções, e respectivas denominações de cargos, bem como a definição dos pisos salariais (valores mínimos que serão pagos)", explica.
Outras questões também deverão fazer parte do acordo, como o reajuste anual de salários e banco de horas.

Carlos Manfroi acrescenta ainda que a assinatura do acordo é o primeiro passo para uma futura convenção coletiva de trabalho. "O NTI/APL está trabalhando na homologação do sindicato patronal das empresas de TI do Sudoeste. Quando recebermos o sinal verde do Ministério do Trabalho, poderemos assinar a convenção coletiva, que terá vigência para todas as empresas de TI da região", destaca.

Além do acordo coletivo, a reunião mensal do NTI/APL ainda abordou questões relacionadas ao cronograma de treinamentos e às ações para a formação de mão de obra no setor.