A primeira visita da presidente Dilma Rousseff a Cascavel promete ser marcada por mobilizações, manifestações e protestos pacíficos.

Dilma visita o Show Rural Coopavel 2013 por volta das 10h30 de hoje e deve encontrar, logo na chegada do parque tecnológico, um grupo de agentes penitenciários. A organização é do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná com o objetivo de enfatizar a importância do porte de arma, vetado à categoria pelo Executivo federal, e pedir a derrubada do veto.

Os servidores farão um ato público, de forma pacífica, com faixas na entrada do evento, na BR-277, perto do Complexo Penitenciário de Cascavel.

Populares também prometem levar faixas e cartazes em repúdio ao aumento dos combustíveis autorizado pelo governo na semana passada.

O Núcleo de Sindicatos Rurais vai concentrar esforços para entregar um documento relatando os problemas vividos por agricultores quando o assunto é a invasão de terras por indígenas na região. A crítica do segmento é que o governo tem se mostrado omisso a um problema que só tem crescido e que pode gerar um conflito anunciado. O grupo quer espaço à mesa com o governo para buscar alternativas e solucionar a crise. No entendimento dos sindicatos, tanto agricultores quanto indígenas estão sendo vítimas da falta de políticas públicas.

O segmento pecuário gostaria de ouvir da presidente políticas de protecionismo à produção de carnes depois da crise potencializada em 2012 e que se mantém em virtude dos elevados custos de produção.

DEMANDAS

A Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) promete não fazer manifestação ou formalizar pedidos. Segundo o presidente, José Carlos Schiavinato (PP), “os gestores municipais foram tão bem recebidos em Brasília no encontro para prefeitos na semana passada que seria um desrespeito fazer algum tipo de mobilização”. “Mas, se tivermos a oportunidade de estar com ela por alguns instantes, reforçaremos as demandas regionais”, alertou.

Mesmo assim, alguns gestores pretendem levar algumas situações à presidente. São assuntos já tratados, mas que, segundo eles, não podem ser deixados de lado nem cair no esquecimento. Encabeçam a lista dos que querem uma oportunidade de falar com Dilma os administradores de cidades de pequeno porte que, depois da queda no repasse de recursos federais em 2012, sobretudo do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), estão perto da falência.

Melhorias em infraestrutura 

Prefeitos e líderes prometem pedir a atenção da presidente a questões ligadas ao desenvolvimento regional, sobretudo obras de infraestrutura assumidas como prioridades pelo governo, mas que ainda não foram viabilizadas. Na lista estão a reforma da BR-163, a duplicação do trecho de Cascavel a Marmelândia - ambos pré-anunciados no fim do ano passado -, melhorias nas demais rodovias da região, o apelo para que os recursos destinados aos aeroportos de Toledo e Cascavel, anunciados pelo governo no fim do ano passado, possam ser canalizados para a construção do Aeroporto Regional, ferrovias, duplicação da BR-277 considerando o trecho até o parque do Show Rural, melhoramento do Trevo Cataratas e ainda a construção do Contorno Sul em Cascavel, ligando a BR-277 à BR-163. 

Beto Richa no Show Rural 

O governador Beto Richa também visita o Show Rural Coopavel nesta primeira manhã do evento. Ele acompanha a presidente Dilma Rousseff no parque tecnológico.

A previsão de público, segundo a organização do Show Rural, é de pelo menos 200 mil visitantes até sexta-feira.

O evento, que já se consolida como um dos mais importantes e inovadores da América Latina, deve movimentar neste ano, em sua 25ª edição, pelo menos R$ 1 bilhão em negócios. São 430 estandes em 72 hectares destinados ao evento.

Esse é um dos motivos pelos quais o governador Richa também fará questão de visitar espaços ocupados por entidades, instituições secretarias e departamentos ligados ao governo do Paraná.

Segundo a assessoria do governador, ele permanece na região durante o dia, onde fará visitas a outros municípios do Oeste. Beto Richa deve prestigiar ainda o Show Rural durante a semana.