A Secretaria de Estado da Educação prorrogou por mais 12 meses o contrato de serviço que garante o pagamento de seguro contra acidentes pessoais para alunos da rede estadual que frequentam cursos técnicos ou de formação de docentes nos quais é obrigatório fazer estágio. Este serviço não era oferecido aos estudantes há oito anos e foi retomado pela Secretaria da Educação, com o lançamento de edital público, no ano passado.

Aproximadamente 30 mil estudantes foram beneficiados com a cobertura proporcionada pela implantação do seguro, no primeiro semestre de 2012. “Estamos assegurando aos nossos alunos tranquilidade e maior qualidade dentro da Educação Profissional”, explica Marilda Diório Menegazzo, diretora do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria. “A intenção sempre é a de oferecer cursos profissionalizantes de qualidade, para que nossos alunos encontrem as portas abertas das empresas para o início da sua caminhada profissional”, afirma ela.

Antes, o seguro era contratado pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) das escolas, ou os próprios alunos precisavam pagar o seguro para fazer estágio em alguma empresa. “Esta é uma antiga demanda solicitada pela comunidade escolar das instituições que ofertam cursos técnicos e de formação de docentes. Agora, a secretaria assumiu totalmente esta função”, comentou a diretora.

São 30 cursos técnicos nos quais o estágio é obrigatório. Entre eles estão os cursos de agropecuária, eletrônica, enfermagem, prótese dentária e segurança no trabalho. Atualmente, 334 instituições de ensino que ofertam cursos técnicos ou de formação de docentes em 174 municípios paranaenses.
É possível saber onde ter acesso aos cursos técnicos na rede estadual no endereço