As fortes chuvas que caíram nas últimas horas em Chopinzinho causaram uma série de alagamentos. De acordo com levantamento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, diversas residências foram invadidas pela água no bairro São Miguel, Loteamento Dalmut, bairro Verdi e no loteamento Bela Vista onde ao todo quase 50 casas foram atingidas.  Dados pluviométricos indicam que em quatro horas o volume de chuvas chegou a 140 mm em Chopinzinho em menos de quatro horas.  De imediato a administração municipal disponibilizou as instalações da Escola Tasso Azevedo da Silveira, para onde estão sendo levadas as famílias que precisaram ser removidas.

O morador Izimir Biava disse que quando percebeu que o rio estava transbordando não deu mais tempo para tirar nada de dentro casa. “Perdi tudo, o prejuízo foi total, o nível da água subiu muito rápido e não deu pra tirar nada. Em questão de 10 minutos a casa estava com mais de um metro de água.” Disse o morador.

Outro morador que estava desolado é Edson Vieira. Ele disse que não estava em casa e quando sua esposa avisou que a água do rio estava subindo, de imediato foi para casa. “Quando cheguei à água já estava na porta. Em questão de minutos invadiu a casa e eu só tive tempo de tirar meu filho de cinco meses que estava dentro da casa e quando voltei os móveis já estavam no meio da água”, disse Edson.

Quando a chuva deu trégua e tudo parecia que estava controlado, pois o nível da água havia abaixado no Bairro Verdi, por volta do meio dia, foi a vez dos moradores do bairro São José, no loteamento Bela Vista entrar em desespero, pois, um riacho que passa naquela região começou a subir rapidamente e em questão de minutos começou a invadir inúmeras casas. Como no bairro Verdi, os moradores do loteamento Bela Vista também não tiveram tempo para retirar os móveis que ficaram parcialmente submersos pela água. O secretário de Planejamento, Luiz Pasquali, disse que como a bacia desse córrego é muito grande, a qual começa na região do Limeira em Coronel Vivida e desce sentido à cidade de Chopinzinho, e como o volume de água foi muito grande, Pasquali disse que houve a infiltração da água e até ela conseguir sair novamente nas partes mais baixas, os chamados "Fundos de vale", demora algumas horas e quando vem para a superfície o volume dos córregos aumenta rapidamente.

O prefeito Leomar Bolzani, acompanhou de perto a situação e mobilizou equipes de todas as secretarias para auxiliar nesse primeiro momento as famílias atingidas com apoio e suporte. Bolzani disse que num segundo passo será elaborado em um curto espaço de tempo um projeto para canalizar o córrego do bairro Verdi que transbordou e resolver em definitivo o problema que não é a primeira vez que essas famílias estão enfrentando.