O prefeito eleito Augustinho Zucchi (PDT) acompanhado do vice Ivo Polo anunciou na manhã desta quinta-feira (27), os primeiros nomes do futuro secretariado. O ato aconteceu no auditório do Sindicato do Comércio Varejista (Sindimércio) e contou com a presença de lideranças políticas, da comunidade e do setor empresarial.

Zucchi anunciou os nomes de oito integrantes. Para Saúde, Antonieta Chioquetta, Agricultura Clodomir Ascari, Administração e Finanças, Vanderlei Crestani, ex-prefeito de Chopinzinho e com longa experiência em gestão pública. 

A futura Secretaria de Ciência,Tecnologia e Inovação será ocupada pelo ex-secretário de Estado, Aldair Rzizzi, que detém experiência em gestão pública e Osmar Braun Sobrinho, para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. 

Para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippupb), arquiteto e urbanista, Adão Moraes, Assessoria de Imprensa, Claudio Miller, para secretaria de Desenvolvimento Econômico, Alcir Freisleben.

O presidente do Sindicomércio, Nilo Garbin, avaliou de forma positiva as indicações anunciadas pelo futuro prefeito de Pato Branco. O ex-secretário de Estado, Aldair Rizzi, disse que a missão da sua futura pasta "é incrementar o setor de tecnologia e inovação". 

O prefeito eleito disse que planeja privatizar, terceirizar o serviço de coleta de lixo, para tanto, segundo ele, está buscando informações nas cidades onde o processo está consolidado e aprovado pela população. "Uma cidade de vanguarda não pode abrir mão da sustentabilidade, mas o ser humano dever estar em primeiro lugar", afirmou.

Dentro dos próximos dias, explicou Zucchi, ele vai anunciar os titulares das demais secretarias, do Depatran, Educação e Ação Social e Cidadania, entre outras, quando comentou que, a atual secretária Neuza Viganó foi convidada para continuar, porém, ainda não decidiu se fica ou não. 

Disse ainda que pretende criar a Secretaria de Esportes e da Juventude, não falou, mas tudo indica que criará a Secretaria Municipal da Mulher, além de promover um amplo processo de modernização administrativa.