Os empresários de micro e pequenas empresas do sudoeste do Paraná registraram avanços em 2012. A criação de um ambiente favorável para pequenos negócios, com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a melhoria na gestão de empresas do varejo, a instalação de pontos de atendimento para empreendedores, as premiações que destacaram empresas e projetos no Paraná e no Brasil, a profissionalização de agroindústrias, o fortalecimento de setores, como de vestuário, tecnologia e construção civil, são algumas das conquistas que empresários, representantes do Sebrae/PR e parceiros tem a comemorar neste fim de ano.

Destaque em gestão e projetos de desenvolvimento, a região conquistou premiações que demonstram o nível de competitividade dos pequenos negócios na cidade e no campo. Na etapa paranaense do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, por exemplo, o Centro de Educação Profissional Filadélfia, de Pato Branco, venceu na Categoria Serviços de Educação. De Francisco Beltrão saiu o vencedor na Categoria Serviços, o Escritório Comunelo de Contabilidade, e, de Palmas, a Chiva Plásticos levou o Prêmio na Categoria Indústria.

No Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, etapa Paraná, Jocilene Colognese Pelizzer, de Francisco Beltrão, venceu na Categoria Pequenos Negócios. Bom Sucesso do Sul, município que implantou o Programa de Desenvolvimento Municipal, conquistou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Melhor Projeto - Região Sul, homenagem recebida pelo prefeito Elson Munaretto.

Do campo, setor importante na história e economia da região, também vieram destaques entre os melhores projetos do Programa Empreendedor Rural no Paraná. Na categoria Sustentabilidade, o projeto vencedor foi desenvolvido pelos produtores de Capanema, Ana Paula Henn Brandenburg e Marcelo Brandenburg. O segundo lugar foi conquistado por Valdomiro Luís Giordani, também de Capanema. Na categoria Inovação, as produtoras rurais Gláucia Martinkoski e Marciele Borba de Planalto, levaram o segundo lugar.

"A região se destacou tanto nas premiações por projetos inovadores e focados em melhorias pela qualidade e gestão, bem como em iniciativas que passaram a ser referência para projetos desenvolvidos pelo Brasil", destaca Joailson Agostinho, gerente regional do Sebrae/PR no sudoeste paranaense.

O gerente cita como exemplo o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, desenvolvido na Avenida Julio Assis Cavalheiro, entre a Travessa Frei Deodato até a Rua Luis Antonio Faedo, em Francisco Beltrão, que é referência em outras cidades brasileiras e que foi reconhecido entre os melhores projetos no 3º Encontro de Revitalização de Espaços Comerciais, realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que reuniu experiências do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

No Sistema Regional de Inovação (SRI), o Parque Tecnológico Binacional (PTBi), projeto que integra as cidades de Pato Branco, no Paraná, e Posadas, capital da província de Misiones, na Argentina, deu mais um passo importante rumo à sua concretização com o encontro de 90 pesquisadores de ambos países que discutiram e socializaram projetos de pesquisas. Além disso, o SRI também atuou junto ao APL de TI da região em ações estratégicas como o programa de Qualidade de Software e, em Pato Branco, leva conhecimento na área de gestão para empresas nascentes na Incubadora Tecnológica Municipal, mantida pela Prefeitura local.

Em áreas específicas como a indústria do vestuário, através do Promoda, a região ganhou destaque com marcas próprias nas edições do Paraná Business Collection e Sudoeste Mostra Moda. Fora da passarela, as indústrias participaram de ações de melhorias de gestão e processos, além de inovações associativas como a criação do Núcleo de Inteligência do setor e o observatório de mercado.

No setor de agronegócio, oito agroindústrias cumpriram a capacitação do manual de boas práticas de fabricação de alimentos, investiram em marketing e hoje atentam para o mercado que se abre em relação à Copa do Mundo. Na 1ª Rodada de Negócios das Agroindústrias do Sudoeste do Paraná, um teste em âmbito regional para quem deseja ganhar mercado na região e tem interesse no mundial de futebol, foram potencializados negócios na ordem de meio milhão de reais. 

Também em 2012, o Sebrae/PR, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Paraná) disponibilizaram uma ferramenta de acesso às micro e pequenas empresas às compras públicas municipais. O Boletim Informativo de Licitação trouxe avisos de licitações dos 42 municípios da Amsop que utilizam o Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Sudoeste do Paraná (DIOEMS).

De forma eletrônica, por e-mail, empresas vinculadas às associações comerciais, pela Cacispar, ou empreendedores rurais, pela Unicafes, passaram a receber gratuitamente os avisos. No sudoeste paranaense, estima-se que existam cerca de 15 mil micro e pequenas empresas. A iniciativa é fruto do programa Cidade Empreendedora, que atende 35 municípios da região e tem como objetivo estimular o desenvolvimento local, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

"Graças a atuação dos parceiros como Amsop, Cacispar, Sinvespar, Unicafes, Agência de Desenvolvimento, associações comerciais, Sistema Fecomércio, e prefeituras, foi possível avançar em diversas áreas que refletem nas micro e pequenas empresas, as maiores geradoras de emprego e renda nos municípios", argumenta Joailson.

Outra ação que favoreceu as pequenas empresas e os mais de 25 mil microempreendedores individuais formalizados na região, foi a instalação de mais dois Pontos de Atendimento em Capanema e Realeza, que junto com o de Dois Vizinhos, realizaram em 2012 cerca de 1.300 atendimentos e consultorias.

"São novos pontos de referência e orientação para quem já está no mercado ou que pretende abrir um negócio. Importante ressaltar que os pontos de atendimento recebem demanda das microrregiões onde estão instalados e reforçam a presença do Sebrae em todo o território do sudoeste, uma vez que já tínhamos os escritórios em Pato Branco e Francisco Beltrão", pondera.

Integração: No Sudoeste, o Sebrae/PR, em parceria da Fiep, Cacispar, Amsop e Agência de Desenvolvimento, está estruturando ações regionais como o Parque Logístico das Aduanas, a bolsa de mercadorias, desenvolvimento da cultura empreendedora, garantidora de crédito, SRI, entre outros, em um grande Projeto chamado DRI - Desenvolvimento Regional Integrado. A iniciativa busca consolidar uma visão de futuro e desenvolvimento regional envolvendo os 42 municípios do Sudoeste.

"Queremos, junto com nossos parceiros estratégicos, disponibilizar para a região e os novos gestores municipais um projeto que pense e atue em áreas específicas que refletem avanço para os pequenos negócios e promovem o desenvolvimento integrado regional", completa gerente regional do Sebrae/PR.

Para Joailson, 2012 fecha com bons resultados e projeta mais avanços em 2013. "Temos projetos, entidades e empreendedores para desenvolver a nossa região. Só precisamos potencializar o pensar e agir de forma integrada para sermos ainda mais exitosos", conclui Joailson.