O governador Beto Richa autorizou nesta quarta-feira (19) a licitação do projeto de engenharia do Contorno Norte de Pato Branco, na região Sudoeste do Estado. Foi liberado R$ 1,3 milhão e a previsão é que o projeto esteja pronto no próximo ano.

O Contorno Norte vai desviar o trânsito de caminhões e veículos que cruzam Pato Branco com destino a região Sul do País, tirando o tráfego pesado da região central do município. A obra é uma antiga demanda da sociedade e faz parte das ações do governo estadual de criar grandes corredores rodoviários que vão melhorar o escoamento da safra e da produção industrial paranaense.

"Esta é uma obra fundamental para o crescimento econômico e social de Pato Branco e o desenvolvimento da região. Disse que mudaria a história do Sudoeste do Paraná, uma região que há anos está desassistida. A maior aprovação de nosso governo foi verificada nesta região, o que demonstra o reconhecimento do povo", afirmou Richa.

No orçamento de 2013 - aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná em novembro - cerca de R$ 5 milhões já estão garantidos como sinalizador para as obras do Contorno Norte. "Esse avanço é de todo o povo de Pato Branco e região, que merece a atenção do governo para a melhoria de vida de suas famílias", ressaltou o governador.

Nos horários de pico, aproximadamente 20 mil veículos trafegam pelo local e sobrecarregam a região central da cidade, pois na há um caminho alternativo. Com o Contorno Norte, será feito um desvio antes da área urbana, passando pela PR-493 e voltando na BR-158, perto do município de Vitorino. O desvio terá cerca de 20 quilômetros.

"É uma obra que vai entrar para a história de Pato Branco. O contorno vai desafogar o trânsito e integrar os municípios da região. Não teríamos como garantir o futura da infraestrutura viária da cidade sem esta obra", disse o deputado Augustinho Zuchi, prefeito eleito do município.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o contorno é mais um corredor que desvia e agiliza o escoamento da produção e a movimentação de veículos. O subchefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, destacou que há mais de 30 anos o município de Pato Branco não recebia uma obra deste porte.

Richa Filho informou que na BR-158 o Governo do Estado vai implantar um corredor que sai de Campo Mourão, passando por Roncador e Palmital, até chegar no Oeste de Santa Catarina. Por este caminho, o Estado ligaria uma região produtora de grãos a outra onde o forte é a produção de aves e suínos.

Esta ação fortalecerá as empresas paranaenses, como as cooperativas e produtores do Estado, gerando mais emprego. "Estamos trabalhando nos principais corredores logísticos do Estado para agilizar o escoamento de nossa produção e melhorar o tráfego de veículos no interior do Estado", garantiu o secretário.

Por ser uma rodovia federal, a Secretaria de Infraestrutura e Logística está buscando parceria com a União para modernizar a BR-158, com pavimentação e construção de trechos interrompidos.