Os Jogos Escolares Bom de Bola terminaram sua fase final esta semana em Astorga. Após cinco dias de competições de futebol de campo, com a participação de mais de 1,1 mil alunos, e depois de 122 partidas foram conhecidos os campeões do Paraná das quatro categorias em disputa - A e B, masculino e feminino. 

O torneio contribui na formação dos alunos participantes. “Pensamos a atividade esportiva como um processo de formação de valores, almejando a busca de um cidadão que interfira de maneira positiva na sociedade”, comentou Aluizio da Rosa, técnico da equipe de Educação Física do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação.

Por causa do número de participantes, o torneio de futebol de campo dos Jogos Escolares aconteceu de forma separada. Antes da fase final, em Astorga, aconteceram também as fases regionais e macrorregionais em todo o Estado. Cerca de 18 mil estudantes estiveram envolvidos em todas as etapas. “Um dos objetivos dos jogos é promover a democratização do esporte, oferecer acesso ao futebol ao maior número de pessoas”, contou Aluizio da Rosa.

O esporte coletivo, ainda segundo ele, oferece aos atletas a busca de um objetivo comum quando começam as partidas que desenvolvem o sentido de colaboração, o espírito de equipe e o trabalho em conjunto.

Os Jogos Escolares Bom de Bola foram realizados pelo Governo do Estado através da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria do Esporte, Núcleos Regionais de Educação, com o patrocínio da Parati Alimentos.

RESULTADOS - O Colégio São José, de Apucarana, conquistou a categoria A masculina (de 15 a 17 anos). Eles venceram o Colégio Estadual Duque de Caxias, de Tuneiras do Oeste. As alunas do Colégio Conselheiro Carrão, em Assai, conquistaram o título da competição no feminino A, ao vencerem o Colégio Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste.

O Colégio Estadual Irmão Isidoro, de Itapejara do Oeste, venceu a equipe do Colégio Marilis Pirotelli, de Cascavel, por 2 a 0, pela categoria masculina B (12 a 14 anos). Pela categoria feminina B, o campeonato ficou com a equipe do COC Semeador de Foz do Iguaçu. Elas venceram as meninas da Escola Estadual Campo São Francisco, em Santa Helena.

ARTILHARIA – Na categoria feminino A, artilheira foi Andressa dos Santos Soares, do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, em Assaí, com 10 gols. No feminino B, Bruna Carolina Santana da Silva, do COC Semeador, em Foz do Iguaçu, marcou 14 gols. Já na categoria masculino A, o artilheiro foi Bruno Fontana Escarati, do Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Colorado, com 5 gols.

No masculino B, com 6 gols, a artilharia ficou com o aluno Anderson Rodrigo Campos da Silva, da Escola Estadual Graciliano Ramos, em Santa Helena. “Foi muito bom participar dos jogos. Além dos gols, a melhor parte foi ajudar os colegas no campo e fazer amigos fora dele”, comentou o aluno do 7º ano. Ele ainda comentou que é possível levar treinos e estudos com disciplina e responsabilidade e que pretende seguir a carreira de jogador profissional.

As escolas e artilheiros da competição receberão uma premiação especial em data ainda não definida. "O Instituto Pelé fez uma doação de dois tipos de prêmios, para as escolas campeãs, um quadro comemorativo do selo do gol mil, autografado pelo Pelé, além disso, medalhas de ouro para os artilheiros produzidas pela Casa da Moeda especialmente para comemorar cada um dos 1283 gols marcados pelo ex-jogador”, disse o representante da Parati Alimentos, empresa patrocinadora oficial do evento, Jair Libardoni.