Uma proposta de inclusão de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul no Zicosul – Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul, grupo regional que reúne 44 estados de seis países sulamericanos – foi apresentada nesta terça-feira (11) ao governador Beto Richa por uma comitiva argentina liderada pelo governador da província do Chaco, Jorge Capitanich, que preside o grupo. O encontro aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba. 

Richa – que até 4 de abril preside o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) – disse que levará a proposta aos demais governadores. “Vi pontos de interesse comum nesta explanação feita por Capitanich. Avanços para o comércio, infraestrutura. Acredito que os demais governadores terão o mesmo interesse”, afirmou. Dentre os estados que integram o Codesul, apenas o Mato Grosso do Sul faz parte do Zicosul. 

Para Richa, a principal vantagem da adesão ao grupo seria a integração da infraestrutura da região. “Teremos uma ligação dos oceanos Pacífico e Atlântico, aumentando a movimentação comercial. O Porto de Paranaguá também poderá ser beneficiado com ampliação no volume de carga exportada”, afirmou. 

“Conversamos com os governadores que integram o Zicosul e todos concordaram que temos uma grande oportunidade de fortalecimento, com a entrada de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul como membros”, explicou Capitanich. Segundo ele, há um protocolo de intenções entre o Zicosul e o Codesul visando a integração dos dois grupos. 

O governador argentino disse que o grupo tem quatro objetivos principais: ampliar a zona de integração, abrangendo os estados do Codesul; fortalecer o intercâmbio comercial entre os membros do grupo; realizar projetos de infraestrutura entre os governos; e trabalhar no desenvolvimento de uma identidade cultural e turística para fortalecer os vínculos da região. 

Uma nova reunião deve ser marcada no primeiro bimestre de 2013 para discutir a proposta, com a presença de representantes de todos os governos envolvidos. 

ZICOSUL - Com o objetivo de integrar a zona central da América do Sul, a instituição é composta por 44 governos: 10 províncias da Argentina, 8 departamentos da Bolívia, 4 regiões do Chile, todos os departamentos do Paraguai, 4 departamentos do Peru e 1 estado brasileiro (Mato Grosso do Sul). 

A região de abrangência do Zicosul tem cerca de 2,8 milhões de quilômetros quadrados. Vivem nesta área mais de 28,5 milhões de pessoas. O PIB dos 44 estados integrantes, somados, chega a U$ 239 bilhões.