No período de aproximadamente um mês antes do crime, Elize e Marcos viviam uma crise por suspeita de traição. Após ligar para polícia e relatar ter sido ameaçada, Elize deixou o apartamento do casal e se refugiou em um hotel em São Paulo com a filha e a babá Mauriceia; depois seguiu com elas para a Bahia e Paraná.

Enquanto esteve longe de Marcos, Elize pensava no divórcio, ao ponto de consultar uma advogada que a orientou a contratar um detetive para flagrar a traição do marido. Mas após receber a tradução de ‘Because You Loved Me’ (Porque Você Me Amou), interpretada pela cantora canadense Celine Dion, e o buquê de flores com o pedido de reconciliação, desistiu de seguir com o rompimento.

Mesmo assim, ela manteve os serviços do detetive que gravou o diretor da Yoki com sua amante, a garota de programa Nathalia. 

Música e flores
No e-mail, Marcos buscava mostrar que queria retomar o relacionamento. “(...) você fez de mim um homem (...)”, escreveu Marcos às 18h16 do dia 29 de abril em e-mail enviado a Elize. “(...) agora me sinto como nessa música, temos muitas coisas para acertar e corrigir na nossa relação, cometi muitos erros e fui muito fraco (...) Temos que esquecer o que passou, parar de nos magoarmos e recomeçar tudo como se voltássemos para aqueles dias mágicos (...)".

“Eu concordo com tudo o que vc falou (...)”, respondeu Elize para Marcos, às 18h38 do mesmo dia de abril, com linguagem típica da internet. “Mas quero desesperadamente parar de brigar, pork não aguento mais (...) eu t amo muito”.

O depoimento da babá Mauricéia, dado em junho ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), confirma a tentativa de reconciliação. “O que mais marcou a depoente nessa viagem foi o fato de chegar um buque de flores vermelhas com um bilhete de Marcos, e Elize mostrou o bilhete dele pedindo desculpas”, declarou a babá.