Começaram nesta quarta-feira (05/12) as primeiras disputas da 1º edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), que está sendo realizado em Londrina. Trinta delegações de todas as regiões do Estado participam da competição, que reúne cerca de 1,2 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e árbitros. 

Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte. A abertura aconteceu na noite de terça-feira no Ginásio João Santana, no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e contou com a presença do vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. 

Arns enfatizou a importância da realização dos jogos para o Estado e para os atletas, que a partir da competição vão compor um ranking paranaense. "Pela primeira vez os atletas do Paraná serão ranqueados. Através dessa classificação, poderão conseguir bolsas. Assim nós também fortalecemos o Estado, para que tenhamos boas equipes e bons atletas" disse. 

Para o secretário do Esporte, Evandro Roman, a realização dos Parajps é um momento histórico para o Paraná. “Estamos realizando este evento com no mínimo 10 anos de atraso. E nós estamos muitos felizes em fazer parte desta história, por que sabemos o quanto isso representa para todos os atletas aqui presentes", completou.A competição segue até o final da próxima semana, com as seguintes modalidades: