A morte e o furto de carne de bovinos nas comunidades de Linha Triton e Rio Tuna, com 14 casos constatados, e a suspeita principal que o autor seja o foragido da justiça Gilmar Reolon, acusado pela morte de sua família em janeiro de 2010, no interior de Enéas Marques, tem feito a Polícia Civil iniciar uma mobilização com intuito de tentar localizar o suspeito.

Depois de receber denúncias e a população na 19ª SDP, o delegado chefe da unidade, David Ricardo Passerino solicitou aos investigadores da Seção de Investigações e Capturas (SIC), o planejamento de uma operação para procurar o foragido.

A organização de um cronograma de ação está sendo programada pelo investigador Rudinei Becker, que responde pela SIC. Conforme ele, como o suspeito conhece cada centímetro da mata são necessárias diretrizes para realizar as buscas.

O investigador garante que está sendo estudada a possibilidade de contar com apoio do GRAER (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo), do COPE (Centro de Operações Policiais Especiais), ambos de Curitiba, bem como a participação de alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, investigadores da 19ª SDP, policiais militares do 21º BPM e, se possível, do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (Exército). Além disso, a população que mora nas regiões onde está acontecendo à morte dos animais poderá colaborar com informações que possam auxiliar nas buscas.

Becker adianta que assim que houver confirmação de todos os órgãos, será feito levantamento do local. Em seguida, a operação tem início com pelo menos cinco equipes divididas adentrando na mata por locais diferentes, sempre monitoradas e apoiadas por uma equipe aérea. A operação deverá ocorrer ainda em dezembro, porém sem data definida.