Secretários estaduais de educação de todo o Brasil elaboram uma proposta para melhoria do ensino médio no país. A finalização do documento foi um dos principais temas da 4.ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), iniciada nesta quinta (29), tendo continuidade hoje (30), em Curitiba.

O documento com a proposta consta de um diagnóstico do ensino médio de todas as regiões do Brasil. Além disso, durante os dois dias serão apresentadas sugestões de mudança para esta modalidade de ensino.

Entre algumas sugestões em análise estão a mudança do currículo em algumas áreas do conhecimento, como o aplicado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e novos investimentos na formação de professores e na infraestrutura das escolas que oferecem essa modalidade, ampliação da jornada de ensino e ações para incentivar o protagonismo juvenil, para que o aluno tenha mais interesse em permanecer na escola.

A proposta de democratização para a compra de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, os desafios da educação profissional e tecnológica, alinhamento dos planos estaduais de Educação ao Plano Nacional de Educação (PNE), além de apresentações sobre projetos de arquitetura escolar e da educação indígena também são temas do encontro.

Durante a abertura da reunião foi apresentado um momento cultural para os participantes. Alunos do Curso de formação de Docentes do Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Paranaguá, fizeram uma apresentação de fandango, dança típica do Litoral do Paraná. A atividade é desenvolvida em contraturno na escola e, além da aprendizagem, tem como objetivo resgatar e difundir a cultura caiçara (referente ao litoral paranaense).