O estado do Paraná terá, a partir do ano que vem, 18 novas escolas de ensino fundamental e médio. Esta novidade foi anunciada pelo governador Beto Richa e pelo vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns. O investimento previsto para a construção é de R$ 60 milhões, e será feito em parceira com o governo federal, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR).

As escolas serão nos municípios de Adrianópolis, Bandeirantes, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Cascavel, Catanduvas, Clevelândia, Cornélio Procópio, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Manfrinópolis, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Paranacity, Pato Bragado e Santa Terezinha do Itaipu.

O conjunto de obras representa mais de 200 novas salas de aulas, que beneficiarão cerca e 15 mil estudantes. O governador afimou que a educação é prioridade absoluta e que todos os esforços do governo buscam garantir um ensino de boa qualidade.

Segundo Arns, os recursos federais para a construção das novas escolas estavam em negociação desde 2011 com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Além de escolas urbanas, neste pacote vamos construir também unidades que vão beneficiar comunidades quilombolas e escolas do campo em locais onde estas estruturas são muito necessárias para levar cidadania”, afirmou o secretário.

IMPACTO - De acordo com Flávio Arns, a construção das 18 escolas terá um grande impacto nas comunidades, pois são esperadas há muito tempo para atender a demanda de vagas em escolas públicas e para reduzir os gastos com transporte escolar em alguns municípios, já que será mais próximo das comunidades.