O projeto “Educação patrimonial: o estudo do meio como metodologia para a formação continuada de professores”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Ponta Grossa, recebeu o Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011. A premiação é concedida pelo Ministério da Educação (MEC) e foi realizada no último dia 19, em Brasília. A ideia da Secretaria consiste em levar professores da rede municipal a locais que ampliam a visão dos profissionais para a aplicação de disciplinas em sala de aula.

De acordo com a professora Teresa Jussara Luporini, assessora de gestão educacional da Secretaria e coordenadora do projeto, a ideia surgiu em 2006. “Nós tínhamos escolas que faziam viagens com os alunos, mas não havia uma sistemática de trabalho. As crianças eram levadas para locais como o Centro Histórico de Ponta Grossa, e percebemos que muitos professores não tinham o preparo ideal”, diz.

A coordenadora explica que a partir de então o projeto passou a ser desenvolvido com a realização de reuniões de estudos mensais com toda a fundamentação teórica necessária e com as saídas de campo. Inicialmente os estudos estiveram concentrados em patrimônios históricos da região dos Campos Gerais, Curitiba e litoral. Também foram estudadas as etnias do Paraná em municípios como Foz do Iguaçu e Prudentópolis.

Com a evolução da iniciativa passaram a ser realizadas viagens nacionais para o estudo da história colonial e da geografia do Brasil. Os professores também já visitaram a região do Contestado no Paraná e Santa Catarina, e neste ano estiveram em Manaus, no Amazonas, para o estudo do Ciclo da Borracha e sobre a preservação ambiental. Todo o conteúdo passa a servir como ponto de partida para as aulas do 5.º ano do ensino fundamental.

“Em termos de metodologia é feito um estudo antes da viagem e no retorno o conteúdo é aplicado. Depois são realizadas reuniões em que são mostrados os resultados”, explica a professora Teresa. Ela destaca que as pesquisas revelam o estudo da prática e permitem a produção didática a partir da realidade. O projeto, somado a outros desenvolvidos em Ponta Grossa, tem permitido o avanço da qualidade de ensino na cidade nos últimos anos, com a melhoria do resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Receber o prêmio é uma grande honra, e temos a possibilidade de divulgar o projeto”, destaca a coordenadora. Na categoria Gestão de Pessoas, além do projeto paranaense, uma iniciativa de Campinas (SP), intitulada “Formação, Currículo e Avaliação: trabalho coletivo para a educação integral” também foi premiada. Outros dez projetos de outras regiões do país também foram contemplados nas categorias Gestão Pedagógica; Planejamento e Gestão e Avaliação e Resultados Educacionais.

O MEC inclui os projetos vencedores em um banco de dados para que sirvam como exemplos de boas práticas e para que no futuro possam ser desenvolvidos em outras cidades brasileiras.

Foto: Prefeito de Ponta Grossa Pedro Wosgrau Filho e a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, receberam o prêmio em Brasília.