Um termo de cooperação técnica assinado nesta segunda-feira (19) pelas secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Copa do Mundo 2014 pretende estimular os professores da rede pública estadual a abordarem em sala de aula temas ligados ao Mundial. Em menos de dois anos, Curitiba será uma das cidades-sede do principal torneio de futebol do planeta.

Assinaram o termo no gabinete da Vice-Governadoria os secretários Flávio Arns (Educação) e Mário Celso Cunha (Copa do Mundo). Com a finalidade de orientar a execução do trabalho, a Seed elaborou o Caderno de Orientações Pedagógicas Copa Fifa 2014. O material envolve todas as disciplinas da educação básica dos ensinos fundamental e médio, e será direcionado aos educadores.

“O caderno contém subsídios para os professores, mas a ideia é que eles contribuam e utilizem os conteúdos de acordo com critérios próprios. Não é nada impositivo”, destaca o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. Para o secretário especial de Assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso, tratar do tema nas escolas é o melhor que se pode fazer. “O esporte, a educação e a cultura andam juntos”, afirma.

O termo de cooperação foi assinado durante reunião da Câmara Temática da Educação e Cultura da Secretaria da Copa. Também esteve presente no encontro o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.