A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) divulgou ontem, com exclusividade para a Gazeta do Povo, a lista de vencedores do Prêmio Paraná de Literatura 2012. Esta é a primeira edição do concurso promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec), que selecionou obras inéditas de autores de todo o país – ao todo, foram 878 inscritos. Os prêmios se dividem em três categorias cujos nomes homenageiam figuras importantes da literatura paranaense.

O júri escolheu Sergio Y Vai à América, do escritor paulista Alexandre Vidal Porto como melhor romance do ano (Prêmio Manoel Carlos Karam). Na categoria Contos (Prêmio Newton Sampaio), venceu o jornalista e escritor José Roberto Torero com o livro Papis et Circensis. A terceira premiada foi a carioca Lila Maia, contemplada pelo livro As Maçãs de Antes, na categoria Poesia (Prêmio Helena Kolody). Cada autor receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela BPP com tiragem de mil exemplares.

A entrega oficial dos prêmios e o lançamento dos livros acontecem no dia 11 de dezembro, na biblioteca. Presidente da comissão julgadora e diretor da BPP, Rogério Pereira avalia que a primeira edição do prêmio “teve ótima repercussão no país, com quase 900 obras inscritas”. “A intenção de recolocar o Paraná no mapa dos grandes prêmios literários foi cumprida de maneira exemplar”, afirma.

Segundo Pereira, o concurso deve se fortalecer na próxima edição. “Temos recursos garantidos [aproximadamente R$ 200 mil é o custo total do prêmio]. Vamos manter as categorias, mas estudamos alguns ajustes no regulamento”, disse.