Uma década se passou e o Palmeiras está no mesmo lugar de 10 anos atrás: na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. E se o clube espera aproveitar a passagem pela Série B para se reestruturar, terá que aprender com os próprios erros, apresentados seguidamente de 2003 para cá.

Outros clubes grandes passaram pelo drama de deixar a elite do futebol brasileiro rumo à segunda divisão e a maioria deles conseguiu dar a volta por cima não apenas com o título da Série B, mas também com um renascimento. O exemplo mais emblemático é o arquirrival Corinthians, campeão da Copa do Brasil, do Brasileirão e da Libertadores nos quatro anos seguintes à disputa da segunda divisão. A Série B fez bem ao marketing corintiano, que soube se aproximar do torcedor, lucrar com isso e aproveitar para fazer investimentos pesados na equipe.

O exemplo do Corinthians, porém, está longe de ser o único. O Vasco seguiu o mesmo caminho, campeão da Copa do Brasil dois anos depois de vencer a Série B. O Coritiba quase atingiu o mesmo feito e, depois de cair em 2010, acumulou o vice-campeonato da Copa do Brasil nos dois últimos anos. O Grêmio, que jogou a segunda divisão de 2005, caminhou até ser vice-campeão da Libertadores duas temporadas depois.