Policiais militares que prestam serviços às entidades educacionais por meio da Patrulha Escolar Comunitária promoveram um encontro com professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba nesta terça-feira (13). O objetivo é realizar a prevenção educativa e assessorar as comunidades escolares na busca de soluções para os problemas de segurança.

Na reunião vários tópicos referentes à segurança dos discentes foram debatidos. A finalidade é divulgar cada vez mais as dicas de segurança a todos os envolvidos no processo de educação. Os profissionais receberam as orientações do coronel Dabul e do tenente Mazon do comando da Patrulha Escolar.

“Nosso trabalho está sendo realizado no intuito de auxiliar os gestores no enfrentamento à violência através da construção de uma cultura de paz e segurança pública”, afirma o tenente Mazon. De acordo com a Polícia Militar as ações da Patrulha Escolar são de caráter preventivo e envolvem todo o âmbito escolar, desde professores, funcionários e estudantes.

“Repassamos essas orientações aos profissionais e posteriormente, ao longo do ano, desenvolvemos as atividade com os estudantes através de palestras, além de atuarmos com o Proerd há mais de dez anos”, destaca o coronel Dabul.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) trabalha com a questão da autoestima, e policiais ensinam como dizer não às drogas. “O programa traz o resgate da valorização da vida”, afirma o coronel.