O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, e estudantes que representam os centros acadêmicos da instituição estiveram reunidos com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Leal, nesta segunda-feira (12). O objetivo foi apresentar algumas reivindicações, entre elas o subsídio para custear a alimentação de estudantes com dificuldades financeiras.

A preocupação dos alunos é garantir a permanência na universidade de colegas oriundos de famílias de baixa renda, em especial os estudantes de cursos de licenciatura. "Assistência estudantil é uma das prioridades da secretaria. Vamos apoiar na medida do possível com um modelo ajustado à nossa realidade", afirmou Leal após o encontro.

O secretário ressaltou os impedimentos legais que a Lei de Responsabilidade Fiscal impõe ao governo estadual. Segundo ele a Seti analisa possibilidades de conceder o subsídio. Os acadêmicos da Unicentro formarão comissões e a instituição deverá realizar um cadastramento dos alunos que necessitam do benefício.

Bona afirmou que os critérios para a concessão do subsídio devem ser bastante claros. “Temos um espaço para a negociação”, disse o reitor da Unicentro, que exaltou a possibilidade de manter o diálogo com a secretaria.