Quando foi eleito deputado federal, Tiririca (PR-SP) foi muito criticado pelas palhaçadas na campanha e, principalmente, por admitir que não sabia o que um deputado fazia. Contudo, segundo levantamento feito pela Folha de S. Paulo, o palhaço é parte de um seleto grupo de 18 parlamentares não faltou a nenhuma votação da Câmara neste ano.

O deputado, porém, diz não fazer mais do que a obrigação. "Sempre fui comprometido com tudo o que faço. Nunca faltei meu trabalho no circo, no show e na TV. É assim que eu sei viver", disse.

Segundo o levantamento, 96% dos deputados deixaram de ir ao menos uma vez nas 70 sessões que ocorreram entre fevereiro e o dia 17 de outubro. Ainda assim, não foram descontados, já que usam justificativas aceitas pela Casa para se ausentar.

Foram considerados os 471 deputados que cumpriram integralmente o mandato nesse período, excluídos os que se afastaram ou voltaram à Casa após licenças.

No mês passado, os deputados aprovaram mudança no regimento interno que oficialmente libera as faltas às segundas e sextas-feiras.

Na lista dos deputados com mais presenças figuram Reguffe (PDT-DF), o mais votado para a Câmara em 2010, Rubens Bueno (PR), líder do PPS, e Mauro Benevides (PMDB-CE), ex-presidente do Senado.

Dos 18 mais assíduos, 5 são do PMDB. O PDT aparece em segundo lugar com 4 deputados, seguido pelo DEM e o PR, cada um com 3 parlamentares. O PT, PSB e o PPS têm um deputado na lista cada.