A Polícia Civil formou 62 novos investigadores nesta quarta-feira (07/11), na cidade de Pato Branco, sudoeste do Estado. Foi a primeira turma a se formar no interior do Paraná. A solenidade teve a presença do secretário da Segurança Publica, Cid Vasques.

Os investigadores que fizeram a escola em Pato Branco são aqueles que foram nomeados no início do ano e que já estavam lotados, de forma provisória, nas delegacias da região. Eles passaram por quatro meses de curso, ministrado por alguns dos professores da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), na capital, e por outros professores que trabalham na região de Pato Branco. “O primeiro mês de aulas, em julho, foi realizado em Curitiba e as demais matérias técnicas, em Pato Branco”, contou o diretor da ESPC, delegado Luís Fernando Artigas Júnior.

Para o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, a formatura demonstra mais uma iniciativa do governo do Estado para implementar melhorias na área de segurança. “É um investimento do governo na capacitação da Polícia Civil. A ideia do governo é, em um curto prazo, potencializar as ações de segurança pública para que possamos conter os índices de criminalidade”, afirmou.

As lotações definitivas dos policiais que estão se formando serão decididas pelo delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, que garantiu que 12 dos policiais ficarão na região. “Nós reforçaremos a Subdivisão Policial de Pato Branco com 75% do efetivo atual”, disse.

Estavam presentes no evento o delegado da Divisão Policial do Interior, Julio Reis; o delegado da 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco, Ivonei Oscar da Silva; o comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk; o tenente-coronel responsável pelo 3º Batalhão da Polícia Militar de Pato Branco, Everon César Puchetti; o secretário de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande; o subchefe da Casa Civil, Guto Silva; o prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó e o corregedor Paulo Ernesto Araujo Cunha.