O governador em exercício, Flávio Arns, recebeu no Palácio Iguaçu nesta terça-feira (6) 39 alunos de comunidades quilombolas. Durante o encontro Arns anunciou que os 183 estudantes das escolas quilombolas mantidas pela rede estadual de ensino, localizadas nos municípios de Adrianópolis e Palmas, receberão novos prédios escolares. A construção deve ter início no próximo ano.

O governo estadual ainda planeja construir mais sete estabelecimentos para estudantes destas comunidades. Os recursos para a construção das novas sedes das escolas virão de parcerias com duas iniciativas federais: Programa Nacional de Educação do Campo e Plano Brasil Quilombola (PBQ). Os projetos referentes às novas unidades ainda estão em fase de elaboração.

“É importante que a comunidade participe de todo o processo e esteja junto nas etapas do planejamento. Com certeza, até o ano que vem, as escolas começarão a ser construídas”, garantiu Arns. Os alunos quilombolas vieram à Curitiba para um encontro organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizado durante esta semana no Centro de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, em Pinhais, na Grande Curitiba.

O encontro abre os eventos da comemoração do mês da consciência negra. Até o fim desta semana os alunos estarão realizando passeios turísticos e culturais como visitas ao Museu Oscar Niemeyer, passeio com a jardineira pelos parques de Curitiba, Torre das Mercês, Cindacta, Museu Ferroviário, Zoológico e Praça Zumbi dos Palmares.

“Os quilombolas no geral são comunidades marginalizadas que dependem muito de políticas públicas nas áreas de transporte, de saúde, de educação. Com esse encontro, nós queremos dizer que essas comunidades são importantes, valiosas e que buscamos dar visibilidade a todas essas pessoas”, afirmou Arns.