A ausência de uniformidade na carga horária e no conteúdo ofertado em cada disciplina pode ser superada com a criação de uma matriz curricular para as escolas da rede estadual de ensino. O assunto foi debatido nesta quarta-feira (7), quando o governador em exercício e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, recebeu membros do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Na reunião foi discutida a proposta de matriz curricular para escolas de ensino fundamental e médio. Entre as alternativas está a ampliação da carga horária das disciplinas de português e matemática, além da oferta de duas línguas estrangeiras modernas. Existem atualmente no Paraná 2.100 matrizes escolares, o que resulta na falta de uniformidade de carga horária.

“Promovemos amplo processo de discussão com a comunidade escolar e consulta pública com professores e estudantes para começar 2013 com uma proposta de matriz curricular referencial nas escolas estaduais”, afirmou Arns.

A superintendente de educação, Meroujy Cavet, afirma que o processo de discussão da proposta começou em 2011 com a participação de mais de 10 mil pessoas, entre professores, pedagogos e estudantes. “Nossa proposta procura atender a todas as escolas a partir de uma base de referência comum, que uniformize o conteúdo das disciplinas para os estudantes de todas regiões”, explica Meroujy.

Oscar Alves, presidente do CEE, afirma que é fundamental estabeceler uma base comum para as disciplinas da matriz curricular. “É preciso haver uma referência comum a todas as escolas e uma parte diversificada, que pode ser reforçada e oferecida no contraturno”, disse ele.

Foto: Matriz curricular é discutida em reunião entre governo e Conselho Estadual de Educação | Agência Estadual de Notícias do Paraná (ANPr)