Segundo as projeções das principais emissoras de tevê americanas, entre elas a CNN, a Fox News e a NBC, Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos por mais quatro anos.

De acordo com informações da CNN, Obama havia obtido 274 dos 538 votos do Colégio Eleitoral até as 2 horas desta quarta-feira. O republicano Mitt Romney contabilizava 201 votos. Para ser eleito presidente do país, são necessários 270 votos no Colégio Eleitoral.

O presidente obteve a vitória em vários estados antes considerados "indecisos" (sem tendência clara entre democratas e republicanos), entre eles Iowa, New Hampshire e Ohio.

Desde 1960, nenhum presidente chegou à Casa Branca sem vencer em Ohio, que tem 18 votos no Colégio Eleitoral.

Até às 2h45 desta quarta, Obama vencia Mitt Romney por um ponto percentual na Flórida, que teve até então 95% das seções apuradas.

Com a vitória, Obama, repete o feito de seus dois antecessores diretos, George W. Bush (2001-2009) e Bill Clinton (1993-2001), e se torna o 20º presidente americano a conseguir a reeleição.

No Twitter, o presidente anunciou sua vitória na tentativa de reeleição, publicando a mensagem "mais quatro anos", e agradeceu a seus eleitores.

"Estamos todos juntos. É por isso que fizemos campanha, isso é o que somos. Obrigado", afirmou o governante em mensagem na qual assina com suas iniciais, BO.